A Subaru lança oficialmente no Brasil a nova geração dos esportivos Impreza WRX e WRX STI. O modelo passa a vir importado do Japão pela CAOA em versões únicas. O WRX tem o preço sugerido de R$ 147,9 mil e o STI de R$ 194,9 mil.
Os primeiros carros começam a ser entregues nesta semana e a Subaru prevê emplacar até 40 unidades por mês, sendo de 30 a 35 da versão de entrada. Com este lançamento, a marca espera conquistar clientes que miravam Audi S3, BMW M235i e até órfãos do Mitsubishi Lancer Evo, que não é mais produzido.
As linhas do sedã repletas de cortes e adereços, com dupla saída de escapamento e aerofólio, já revelam que o seu forte são esportividade, conforto e o desempenho. As duas versões vêm equipadas com o motor boxer (quatro cilindros contrapostos) com turbo e injeção direta de gasolina, sempre com tração integral.
No caso do WRX padrão, o propulsor tem 2 litros e pode render 270 cv e 35,7 kgfm de torque. A transmissão CVT (continuamente variável), chamada de Lineatronic, simula oito marchas e pode ser controlada por aletas no volante.
Assim, o sedã atinge velocidade máxima de 240 km/h e acelera até os 100 km/h em 6,3 segundos. Seu câmbio oferece os modos Intelligente, Sport e Sport Sharp. Uma versão manual virá em breve, adiantou a marca japonesa.
Itens de série
Agora com mais espaço interno, o WRX oferece de série airbags dianteiros, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, sistema de assistência à frenagens, apoios de cabeça ativos para os bancos dianteiros, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga, banco traseiro com apoios de cabeça de cinto de três pontos para os três ocupantes, além de sistema Isofix para fixação de assentos infantis, entre outros.
Apesar da esportividade, o WRX não deixa de oferecer uma dose elevada de conforto e acabamento de qualidade. Seus bancos dianteiros são revestidos em couro e costura vermelha. O assento do motorista é elétrico com oito posições.
Vidros elétricos, ar-condicionado de dupla zona, sistema de auxílio em subidas, faróis de xenônio e de neblina, lanternas em LED, sensor de chuva, teto solar, sistema multimídia com bluetooth e câmera de ré completam o pacote.
Câmbio manual na versão mais nervosa
A WRX STI (sigla de Subaru Tecnica Internacional, divisão de alta performance da marca) vem com motor 2.5 boxer turbo de 310 cv e 40 Kgfm de torque. Disponível com câmbio manual de seis marchas, o carro alcança a velocidade de 255 km/h, limitada eletronicamente, e necessita apenas de 5,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
A versão traz freios de alta performance e conta com a central do controle de diferencial que permite selecionar a proporção da distribuição do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.
O modelo se diferencia pelas rodas aro 18″ e pelo visual composto por saias dianteira e laterais, além de um extrator na traseira com duas saídas duplas de escape em inox. Apenas o STI pode ter as famosas rodas douradas que marcaram os Subaru de rali, além da imensa asa na traseira.
Para as duas versões, a garantia é de apenas dois anos (sem limite de quilometragem). Já os outros modelos da empresa japonesa contam com garantia de cinco anos. Esta diferença no prazo se dá pelo tipo de cliente e perfil de utilização destes modelos esportivos, explica a equipe técnica.
Compare o Subaru WRX com os seus rivais
Subaru WRX |
Motor | 2.0 turbo a gasolina |
Potência/ torque | 270 cv/ 35,7 kgfm e 310 cv/ 40,0 kgfm |
Câmbio | CVT e manual (6M) |
Dimensões | 4,59 m (C), 2,65 (EE), 1,79 m (L) e 1,47 (A) |
0 a 100/km | 5,2 s (STI) e 6,3 s |
Veloc. máx. | 240 km/h e 255 km/h (STI) |
Porta-malas | 460 l |
Preços | a partir de R$ 147,9 mil |
Audi S3 Sedan |
Motor | 2.0 turbo a gasolina |
Potência/ torque | 286 cv/38,7 kgfm |
Câmbio | ATM (6M) com dupla embreagem |
Dimensões | 4,46 m (C), 2,63 m (EE), 1,79 (l) e 1,39 m (A) |
0 a 100 km/h | 4,9 s |
Veloc. máx. | 250 km/h |
Porta-malas | 390 l |
Preço | R$ 216.190 |
BMW M235i |
Motor | 3.0 turbo a gasolina |
Potência/ torque | 326 cv/ 45,9 kgfm |
Câmbio | AT (8M) |
Dimensões | 4,45 m (C), 2,69 m (EE), 1,77 m (L) e 1,40 m(A) |
0 a 100 km/h | 4,8 s |
Veloc. máx. | 250 km/h |
Porta-malas | 390 l |
Preço | R$ 229.950 |
ATM: câmbio automatizado. AT: automático. (C): comprimento. (EE): entre-eixos. (L): largura). (A): altura. |
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