Os números do Volkswagen up! TSI, que chega às concessionárias nesta semana, não deixam dúvidas: com 105 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, a versão turbo do hatch compacto tem a performance de motores maiores aliado à vantagem do bloco 1.0 três cilindros em consumir menos combustível. Ele chega a ser até mais econômico que os ‘milzinhos’ aspirados.
Tal desempenho, agregado aos preços que vão de R$ 43.490 a R$ 49.990, deve posicioná-lo em um patamar acima na briga por consumidores. Ele terá como principais alvos as configurações mais fortes do Ford Ka (1.5 de 110 cv, a partir de R$ 43.090), Chevrolet Onix (1.4 de 106 cv, por R$ 47.650), Nissan March (1.6 de 111 cv, a R$ 42.190) e Hyundai HB20 (1.6 de 128 cv, sai de R$ 47.235).
O up! TSI passa a ser o primeiro no mundo a oferecer o propulsor 1 litro turboflex com injeção direta de combustível, tecnologia antes disponível apenas em modelos maiores e mais caros. O carro também vem com o comando duplamente variável na admissão e escape, que até então atuava apenas na admissão (conjunto que leva a mistura de ar e combustível aos cilindros). Traduzindo, o up! nervosinho é ainda mais rápido, menos poluente e mais econômico que a versão aspirada (MPI).
Ao volante
Ao dirigir entre Campinas e São Carlos, em São Paulo, durante o lançamento do carro, a reportagem conferiu o que vai significar esta novidade sob o capô do up!. O ganho em relação à opção ‘comum’, que já oferecia uma pegada interessante para 1.0, é considerável. A potência saltou de 75/82 cv (gasolina/etanol) a 6.250 rpm para 101/105 cv a 5.000 rpm. O zero a 100 km/h caiu de 12,4 s para 9,1 s. Já a velocidade máxima subiu de 165 km/h para 184 km/h.
O TSI parece ter a força de um hatch com motor 1.8 durante acelerações e retomadas de velocidade. O Chevrolet Cruze Sport6, por exemplo, leva 10,7 s para sair da inércia e ir aos 100 km/h com o motor 1.8, de 144 cv. Já no Ford Ka 1.5, são necessários mais de 11 s.
Os 120 km/h permitidos na rodovia paulista eram facilmente alcançados, sem qualquer sinal de esforço mais exagerado ou qualquer grito do bloco. O que se ouve é o ronco mais grave característico de um 3 cilindros. Também não há aquele assovio característico de um motor turbo.
O peso reduzido de 951 kg do Volkswagen favorece ainda mais a resposta dada pela sobre alimentação, mas também o faz perder estabilidade quando o velocímetro bate números mais altos.
Outro motivo que explica a agilidade do carrinho é a oferta do torque de 16,8 kgfm na faixa de 1.500 rpm – no up! ‘normal’, são 10,4 kgfm e entregues a 3.000 rpm. Mesmo nas subidas, situação mais temida por donos de ‘carro mil’, o veículo mantém a desenvoltura e até responde quando o pedal direito é pressionado. A rotação do TSI a 100 km/h, em 5.ª marcha na estrada, fica próximo das 2.500 rpm.
Consumo
O up! TSI obteve ótimo desempenho no programa de eficiência energética do Inmetro. No uso rodoviário, o modelo chega a 16,3 km/l quando abastecido a gasolina e 11,1 km/l com etanol. Na cidade, ele fez 13,8/9,6 km/l (G/E).
Conforme dados do instituto, o modelo aparece com quarto melhor consumo energético entre todos os veículos testados, perdendo apenas para os híbridos Ford Fusion Hybrid, Toyota Prius, Lexus CT200h.
Série especial
em azul.Fotos: Marcelo Spatafora/ Volkswagen
A chegada do up! TSI é marcada com o acréscimo da série Speed up!. Ela traz pintura apenas na cor branca, com teto em preto, espelhos retrovisores azuis e pacote quase completo – como opcional fica apenas o sistema de navegação Maps & More.
As versões turbinadas são identificadas pela tampa do porta-malas em preto com a inscrição TSI no lado direito. A solução é parecida a usada na Europa, que tem a tampa traseira em vidro escuro.
A novidade também prolongou o para-choque dianteiro em 40 mm em relação ao 1.0 aspirado. A mudança visa a acomodar os itens adicionais trazidos pela adição do turbo, como o 3.º sistema de refrigeração (intercooler) e um novo radiador auxiliar.
O up! TSI abandonou de vez o sistema de partida a frio, pois a pressão maior da injeção direta no cilindro é suficiente para vaporizar o etanol a temperaturas de até -5°C.
TSI no Brasil
O motor TSI é usado em diversos modelos da VW fora do Brasil há alguns anos. Por aqui, ele apareceu primeiro no utilitário Tiguan, em 2009. O mais recente a ganhar oTSI foi o Golf 1.4, que será nacionalizado a partir de setembro. Na Europa, o mesmo Golf é oferecido com motor 1.0 turbo de 3 cilindros, mas não bicombustível.
Versões e itens
Confira o que oferece a linha 2016 do up!:
Motor 1.0 aspirado
Take up!: R$ 30.660
De série: Freios com EBD; alerta de faróis acesos; chave canivete; Isofix; e rodas de aço aro 13.
Opcionais: direção elétrica; rodas de aço aro 14; ajuste de altura do volante; ar-condicionado; vidros dianteiros e travamento das portas elétricos. Pacote: R$ 4,9 mil.
Módulo 4 portas: R$ 2.330
Move up!: R$ 40.390 e
R$ 42.790 (i-Motion)
De série: adiciona os opcionais anteriores + computador de bordo; alarme com comando remoto; retrovisores elétricos com piscas integrados; faróis com máscara negra; e sistema de som com bluetooh, USB e AUX.
Opcionais: Sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 14 e faróis e lanternas de neblina. Pacote: R$ 1.010.
Cross up!: R$ 43.930 e
R$ 47.130 (i-Motion)
De série: faróis de neblina com aros cromados; frisos laterais com inscrição ‘cross’; para-choque dianteiro e traseiro com detalhes cromados; rack de teto; soleira com aplique em alumínio; tapetes de carpete; volante em couro com aplique cromado.
Opcional: sistema de entretenimento Maps & More. R$ 1.400.
Pintura especial amarelo Saturno: R$ 1.808
High up!: R$ 44.940 e
R$ 48.140 (i-Motion).
De série: adiciona os opcionais anteriores + acabamento do painel diferenciado e com aplique colorido; bancos com couro sintético; rodas de liga aro 15; e volante com aplique em preto brilhante.
Opcional: sistema de entretenimento Maps & More. R$ 1.400.
Motor 1.0 TSI
Move up!: R$ 43.490
De série e opcionais: mesmo pacote da versão aspirada.
Cross up!: R$ 47.030
De série e opcionais: mesmo pacote da versão aspirada + bancos em couro sintético (opcional, por R$ 780).
High up!: R$ 48.040
De série e opcionais: mesmo pacote da versão aspirada.
Black up!/ White up! e
Red up!: R$ 48.690
De série e opcionais: mesmo pacote da High up! + bancos em tecido, faixa em couro sintético e costura diferenciada; e frisos laterais cromados.
Speed up!: R$ 49.990
De série: mesmo pacote das versões anteriores + retrovisores pintados em azul; faixas laterais com logo ‘Speed’; painel em preto e logo ‘speed’; para-choque dianteiro com detalhe em preto; rodas de liga aro 15 pintadas de preto e diamantada; spoiler lateral; e teto em preto.
Opcionais: mesmo pacote das versões anteriores.
Concorrentes
Compare o desempenho do up! TSI com os rivais:
Modelos | Potência/torque | Consumo* | Preço inicial |
VW up! 1.0 TSI | 105 cv/ 16,8 kgfm | C: 9,6/13,8 km/l (E/G) R: 11,1/ 16,3 km/l (E/G) | R$ 43.490 |
VW Gol 1.6 VHT | 104 cv/ 15,6 kgfm | C: 7,3/ 10,7 km/l (E/G) R: 9,4/ 13,7 km/l (E/G) | R$ 37.520 |
Fiat Uno 1.4 | 88 cv/ 12,5 kgfm | C:8,9/ 12,9 km/l (E/G) R: 10,5/ 15,1 km/l (E/G) | R$ 40.690 |
Nissan March | 111 cv/ 15,1 kgfm | C:8,1 / 12,1 km/l (E/G) R: 10,0/ 14,5 km/l (E/G) | R$ 42.190 |
Ford Ka 1.5 | 110 cv/ 14,9 kgfm | C: 7,9/ 11,5 km/l (E/G) R: 9,5/ 13/6 km/l (E/G) | R$ 43.090 |
Renault Sandero | 106 cv/ 14,5 kgfm | C:7,3/ 10,6 km/l(E/G) R: 9,2/ 13,4 km/l (E/G) | R$ 43.310 |
Hyundai 1.6 | 128 cv/ 16,5 kgfm | C: 7,7/ 11,5 km/l (E/G) R: 9,3/ 13,0 km/l (E/G) | R$ 47.235 |
Chevrolet Onix 1.4 | 106 cv/ 13,9 kgfm | Não avaliado pelo Inmetro | R$ 47.650 |
*Dados do Inmetro. C: cidade. R: rodovia. E: etanol. G: gasolina |
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