A Airbus decidiu oferecer a seus clientes uma configuração de classe econômica do Airbus A380 com 11 assentos por fileira. Essa é uma decisão que a fabricante europeia relutou em tomar, mas que pode ser uma alternativa para potencializar as vendas de uma aeronave que ainda não engrenou.
Duas empresas estão dispostas a fabricar os assentos que se encaixam na nova formatação de três assentos nas laterais e cinco no meio. E apesar da adição de uma poltrona, a Airbus garante que a largura permanecerá a mesma: 47 centímetros. Assim, o corredor é que ficará mais estreito. A previsão é que os primeiros modelos saiam da fábrica em 2017.
A capacidade total do avião vai depender de quantas fileiras as companhias aéreas decidirem colocar na classe econômica. A Amedeo, empresa de leasing que encomendou 20 unidades do Airbus A380 e que pretende usar as fileiras com 11 poltronas, acredita que a capacidade poderá ficar entre 630-650 passageiros. Hoje, as companhias aéreas usam o A380 com densidade de 409 a 516 poltronas.
A Amedeo, aliás, foi a principal incentivadora da configuração de alta densidade. Do outro lado, a Emirates, a maior operadora do Airbus A380 no mundo, sempre esteve contrária. Apesar de a largura permanecer a mesma, a companhia aérea dos Emirados Árabes tem o receio de perder a imagem que construiu ao oferecer uma classe econômica de qualidade e com relativo conforto.
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