• Carregando...
Para ser governador, Ratinho terá de quebrar um tabu de 35 anos
| Foto:

Ratinho Jr. é visto como um dos mais fortes candidatos ao governo do Paraná em 2018. Não é à toa. Aparece bem nas pesquisas, tem cabos eleitorais fortes, pode ter a máquina do governo do estado a seu favor etc. Mas, contra si, tem um tabu.

Desde 1983, quando o Paraná voltou a eleger seus governadores – depois de uma folga de 17 anos proporcionada pelos generais às urnas – todos os políticos que chegaram ao Palácio Iguaçu tinham antes passado por um de dois cargos: ou foram prefeitos de Curitiba ou eram senadores.

Os políticos da capital que chegaram ao governo sempre passaram antes pela prefeitura: casos de Jaime Lerner, Roberto Requião e Beto Richa. Os do interior, necessariamente passaram pelo Senado: casos de José Richa e de Alvaro Dias.

Currículo

Ratinho não tem nem uma coisa nem outra em seu currículo. Seu cargo mais alto na política até hoje foi de deputado federal (o mais votado do estado, verdade). Quando tentou ser prefeito de Curitiba, bateu na trave e perdeu para Gustavo Fruet.

Se conseguirá derrubar o tabu, é o que descobriremos em 2018. Contra ele, concorrerão provavelmente um ex-senador (Osmar Dias), um ex-governador (Roberto Requião) e possivelmente a governadora Cida Borghetti.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]