• Carregando...
Lançamento – O que o dinheiro não compra
| Foto:
Reprodução
O Que o Dinheiro Não Compra: Usando seu estilo de sempre buscar exemplos para discutir a moral, Sandel começa elaborando uma lista de coisas que hoje, por estranho que pareça, as pessoas conseguem comprar. Por exemplo, o direito de transitar em faixas exclusivas em rodovias. Ou a possibilidade de matar um rinoceronte, mesmo com o animal estando em extinção. Até discutir coisas mais próximas do nosso dia a dia, como o pagamento para que as crianças leiam livros na escola. Ou que dizem respeito à política internacional, como o fato de países comprarem o direito de poluir adquirindo créditos de carbono. Tudo isso para dizer que a humanidade não pode colocar um preço em cada coisa: algumas delas devem estar acima disso. Serviço: Tradução de Clóvis Marques. Civilização Brasileira, 240 págs., R$ 29,90

Está já à venda no Brasil o mais novo livro de Michael Sandel, “O que o dinheiro não compra”. Como o próprio titulo entrega, a ideia é fazer uma crítica ao capitalismo em um sentido muito específico: no sentido de que esse é um sistema que permite que tudo vire mercadoria.

Sandel é famoso por suas aulas em Harvard, onde dá anualmente o curso “Justiça”. Nele, ensina aos alunos que existe uma “coisa certa” a ser feita. E, aqui, tenta ligar essa ideia ao conceito de mercado.

Para ele, não é lícito que tudo esteja à venda. E no livro ele vai tentar discutir isso. A proposta, pelo que entendi, surgiu quando Sandel entrou em uma discussão sobre se os Estados Unidos deveriam ou não vender vistos de permanência no país. Ele disse não e começou a escrever sobre o tema.

Serviço: “O que o dinheiro não compra. Civilização Brasileira. Tradução de Clóvis Marques. 240 páginas. R$ 29,90.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]