• Carregando...
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)| Foto:
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

O Dia Internacional da Internet segura é uma ideia organizada pela Rede INSAFE, que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Europeia há 12 anos e, no Brasil há 10, por meio da Safernet Brasil que desenvolve trabalho integrado ao Comitê Gestor de Internet no Brasil-CGI BR e ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR-NIC BR.

Em 2015, no Brasil, a mobilização para comemoração do Dia da Internet Segura inicia-se em 10 de fevereiro e se estende ao longo de todo o mês. Durante o resto do ano a mobilização continua, com a promoção de eventos, disponibilização de matérias didático-pedagógicas e de vários serviços relacionados ao tema “Vamos criar uma internet melhor juntos!”.

A internet, caracterizada como um recurso imprescindível na atualidade, ampliou as possibilidades para busca, troca e publicação de dados e informações de forma ilimitada, em termos de tempo e espaço geográfico. A era digital traz inúmeras vantagens para os usuários, que usufruem da rede para o trabalho, o estudo e para os momentos de lazer. Mas, todas essas vantagens devem ser acompanhadas de permanente vigilância em relação ao uso saudável, ético e seguro da rede, para proteção da dignidade humana dos usuários.

Para isso, no Paraná, o Movimento Nós Podemos Paraná (ODM), a Gazeta do Povo e a Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/PR, em especial a Comissão da Criança e do Adolescente, marcam presença mais uma vez na campanha da Internet Segura em 2015. O objetivo é dar início a um processo diferenciado de mobilização social a favor dos usuários da internet, de modo a garantir a sua integridade física, psíquica, e, acima de tudo, sua saúde e segurança no mundo virtual.

Articule-se e mobilize-se em torno do tema: ‘Vamos criar uma internet melhor juntos’!

>> Artigo escrito por Cineiva Campoli Paulino Tono, doutoranda em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR e membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/PR. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]