• Carregando...
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)| Foto:
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Falamos na satisfação das necessidades das gerações futuras, mas ainda vivemos em um período em que as necessidades básicas ainda não são uma realidade para toda população mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) são, aproximadamente, dois bilhões de pessoas que vivem em situação precária, sem alimento, saúde, saneamento e educação. Consequentemente, sem qualidade de vida e desenvolvimento humano. A falta de atendimento dessas necessidades gera outras problemáticas como o desequilíbrio ambiental, a injustiça social e afasta essas comunidades da proposta do desenvolvimento local.

Para a erradicação dessas mazelas mundiais é preciso trabalhar de forma ordenada, com objetivos e metas estabelecidas. Em 2000, a ONU estabeleceu os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), para serem alcançados por todos os países até 2015. Essas metas e objetivos estão voltadas para acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; promover a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e fazer com que todos trabalhem para o desenvolvimento.

Durante os 15 anos que se passaram desde o início do trabalho com os ODM, inúmeras instituições públicas, privadas e do terceiro setor aderiram ao movimento e estabeleceram diversas iniciativas e projetos visando atender as metas estabelecidas para atingir os objetivos.

No Brasil, os ODM são conhecidos como os 8 Jeitos de Mudar o Mundo. A fim de trabalhar de maneira assertiva, os estados mobilizam suas cidades e organizações através do Movimento Nós Podemos. Nesse ano final, o Paraná alcançou várias metas, no entanto grandes objetivos ainda não foram alcançados, como o percentual de crianças que terminam o ensino fundamental (72,8%), redução de 2/3 da mortalidade infantil (73,8%), redução de ¼ da mortalidade materna (44,5%) e não ter detido a propagação da Aids no Estado.  No Portal ODM você pode saber um pouco mais e acompanhar as atualizações das metas mais recentes (www.portalodm.com.br).

Nesse ano de 2015, com o fechamento do ciclo dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, iniciou-se, na Rio+20, uma ampla discussão para a elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que darão a continuidade ao Movimento. A composição dos 17 Objetivos e as 169 metas dos ODS, que abrangem diferentes temáticas, foram desenvolvidos pelos 70 países participantes e serão realmente validadas em setembro deste ano.

O grande intuito dos ODS é ter o comprometimento dos países desenvolvidos em cumprirem as metas e os objetivos em relação ao meio ambiente. E os ODM contemplaram mais os países em desenvolvimento, que ainda não atenderam todas as necessidades básicas da sua população. A janela temporal dos ODS deverá ser até 2050, quando teremos uma população aproximada de 10 bilhões de pessoas. Nesta proposta, o desenvolvimento sustentável deverá ser prioritário, pois além da dimensão econômica devemos cuidar das dimensões sociais, ambientais e culturais.  Será necessário unir esforços de todas as instituições, principalmente do setor industrial, que deverá trabalhar de maneira inovadora para mudar os padrões de produção. A população em geral também terá sua contribuição mudando o seu padrão de consumo, caso contrário o planeta não dará conta de um apetite tão voraz de alguns e a miséria de tantos.

*Artigo escrito por Valderez Crovador (Faculdades Santa Cruz), Rosane Fontoura (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), Gustavo Loiola (ISAE) e Líria Rodrigues (ISAE), equipe do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI-PR, parceiro voluntário do blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]