• Carregando...
Símbolo da peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela.
Símbolo da peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela.| Foto:
Símbolo da peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela.

Símbolo da peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela. (ACN/Ir e Vir de Bike)

Dizem que o Caminho de Santiago de Compostela começa no exato momento em que você toma a decisão de percorrê-lo. A frase tem lá sua verdade filosófica e espiritual, mas nada se compara a ansiedade da véspera de se colocar o pé na estrada – ou melhor, o pedal, já que o objetivo da aventura Bike Compostela é justamente o de percorrer sobre duas rodas a mais famosa rota de peregrinação cristã do mundo.

Após meses sonhando e planejando essa jornada, amanhã (finalmente!) cairemos na estrada para enfrentar os primeiros dos cerca de 750 quilômetros do chamado Caminho Francês.

Bicigrinos: os peregrinos da bicicleta.

Bicigrinos: os peregrinos da bicicleta.

Estamos na cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port, uma comuna de apenas 2 mil habitantes, encravada em um vale dos Pirineus Atlânticos, no País Basco Francês, quase na divisa com a Espanha. O dia de hoje foi usado para descansarmos das 30 horas acumuladas de viagem entre Curitiba-Campinas-Lisboa-Madri-Pamplona-Saint-Jean e também para finalizarmos os últimos preparativos antes de iniciarmos o Caminho. Isso incluiu desencaixotar e montar as bicicletas (alugadas por aqui), preparar os equipamentos e passar a bagagem do mochilão para os alforjes.

Também aproveitamos o tempo livre para percorrer as vielas medievais e conhecer histórias e lendas do local, acumuladas desde a Idade Média. Há muito simbolismo e tradição na cidade em torno da peregrinação. A principal delas é a hospitalidade dos albergues para com os peregrinos.

Credencial do Peregrino: salvo-conduto para percorrer o Caminho.

Credencial do Peregrino: salvo-conduto para percorrer o Caminho.

Aqui, a sensação não é a de que o tempo parou, mas a de que ele inexiste ou pouco importa. Caminhando às margens do rio Nive, é possível ouvir apenas o canto dos pássaros, o barulho das águas e do vento soprando na copa das árvores. Neste cenário, pode-se ver a paz e a tranquilidade no rosto de pessoas dos quatro cantos do planeta que se lançam com fé em busca de um sonho – e resolveram fazer isso no ritmo da caminhada e da pedalada.

Os peregrinos chegam à cidade pelo Portal dos Peregrinos –reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e partem pela Porte d’Espagne (saída), que ao longo dos séculos deu passagem para papas, reis, legionários romanos e os exércitos de Carlos Magno e Napoleão. Além, é claro, de milhões de fiéis rumo a Santiago de Compostela. Amanhã, somam-se a essa lista mais dois peregrinos que sonharam pedalar pelo Caminho.

Leia o diário da aventura Bike Compostela

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]