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Blog Palpite de Alice

Músculos grandes não são necessariamente, músculos fortes!

Ciclistas de provas de velocidade em velódromo.
Créditos da foto: GettyImages
Ciclistas de provas de velocidade em velódromo. Créditos da foto: GettyImages

Você sabia que adquirir massa muscular, não quer dizer que você estará adquirindo força física? Inclusive, estas duas definições tem características muito distintas.

Para nós, atletas de esportes de resistência, o grande desafio é ganhar a força muscular sem adquirir muita massa muscular. No meu caso- em particular – esta massa “extra” me deixaria mais pesada para a prática principalmente do ciclismo e da corrida. Carregar peso extra no corpo atrapalha o desempenho.” É como colocar um saco de arroz de 5 quilos, por exemplo, nas costas e sair para pedalar ou correr!!! “

Com exceção de algumas modalidades esportivas do ciclismo e do atletismo – as competições de velocidade –  em geral o peso corporal em excesso é completamente dispensável.

Ciclistas de provas de resistência em estradas.
Créditos da foto – GettyImages

Não existe uma relação próxima entre ganho de massa muscular e em adquirir força muscular. A hipertrofia – aumento de massa muscular – e a força física possuem metodologias de treinos diferentes.

Como este tema é um tema que gera muitas dúvidas e questionamentos, fui conversar com a personal trainer, Daniela Lopes Machado, para obter informações mais específicas e técnicas sobre os diferentes treinos para hipertrofia e para ganho de força muscular. “

Ela me explica que: “ No treino de força, as cargas são mais elevadas, o número de repetições é menor e, o período de descanso entre as séries é mais longo. Já no treino para hipertrofia, o número de repetições é mais alto e o período de descanso entre séries é menor.” Sempre lembrando que –  alerta a professora Daniela – “Um programa bem feito sempre deve respeitar a especificidade e a individualidade biológica de cada pessoa.”

A massa magra não é facilmente desenvolvida. Para o crescimento de músculos, não só é fundamental uma disciplina diferenciada nos treinos, como também é requerida a dedicação em uma dieta adequada.

Dieta!

Fui consultar uma nutricionista especialista em nutrição esportiva, Giovana Leiner, para adequar a minha alimentação ao meu atual objetivo: O ganho de força muscular!

Respeitando o meu histórico esportivo, idade e restrições alimentares, a profissional Giovana me apresentou um plano alimentar e uma suplementação específica para os objetivos de recuperação da força muscular para os treinos de ciclismo, natação e de musculação.

Na dieta recomendada terei oito paradas para “abastecer”:

  1. Pré treino – exemplo; banana e aveia,
  2. Café da manhã – basicamente omelete de 3 ovos, 1 fatia de pão e café preto;
  3. Lanche 1 – Pré treino com 1 fatia de pão preto com pasta de amendoim , por exemplo.
  4. Almoço – 150 gramas de carne sem gordura, legumes e saladas de folhas à vontade, abusar!
  5. Lanche 2 – 1 fruta ou castanhas e sementes.
  6. Lanche 3 – 1 fatia de pão com cottage, tomate e atum (como sugestão). Beber chá.
  7. Jantar – 120 gramas de carne e arroz multigrãos. Salada verde de folhas á vontade!
  8. Ceia – Lascas de côco ou castanhas, ou fruta ( abacate; por exemplo )

Foram manipulados em farmácia especializada em nutrição esportiva os seguintes suplementos :

  • Creatina – É considerada a base da suplementação para hipertrofia muscular.
  • D-Ribose – Carboidrato energético de rápida absorção pelo organismo. Energia para os treinos!
  • KIC – Funciona para aumentar o desempenho durante os exercícios intensos, atenua a acumulação de a-mônia e reduz os danos causados às células musculares esqueléticas.

Com disciplina e foco na dieta e nos treinos, uma orientação de profissionais sérios e competentes, tenho certeza que você conseguirá facilmente alcançar seus objetivos. Objetivos estes para resultados estéticos ou para uma performance esportiva.

*Captação de imagens de vídeo – José D’Ambrosio

*Leite Quente Comunicação – www.comleitequente.com.br

*Farmadoctor Farmácia de Manipulação – www.farmadoctor.com.br

*Academia Be Happy – www.academiabehappy.com.br

 

Sou Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente triatleta.

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