• Carregando...
Ciclistas de provas de velocidade em velódromo.
Créditos da foto: GettyImages
Ciclistas de provas de velocidade em velódromo. Créditos da foto: GettyImages| Foto:

Você sabia que adquirir massa muscular, não quer dizer que você estará adquirindo força física? Inclusive, estas duas definições tem características muito distintas.

Para nós, atletas de esportes de resistência, o grande desafio é ganhar a força muscular sem adquirir muita massa muscular. No meu caso- em particular – esta massa “extra” me deixaria mais pesada para a prática principalmente do ciclismo e da corrida. Carregar peso extra no corpo atrapalha o desempenho.” É como colocar um saco de arroz de 5 quilos, por exemplo, nas costas e sair para pedalar ou correr!!! “

Com exceção de algumas modalidades esportivas do ciclismo e do atletismo – as competições de velocidade –  em geral o peso corporal em excesso é completamente dispensável.

Ciclistas de provas de resistência em estradas.
Créditos da foto – GettyImages

Não existe uma relação próxima entre ganho de massa muscular e em adquirir força muscular. A hipertrofia – aumento de massa muscular – e a força física possuem metodologias de treinos diferentes.

Como este tema é um tema que gera muitas dúvidas e questionamentos, fui conversar com a personal trainer, Daniela Lopes Machado, para obter informações mais específicas e técnicas sobre os diferentes treinos para hipertrofia e para ganho de força muscular. “

Ela me explica que: “ No treino de força, as cargas são mais elevadas, o número de repetições é menor e, o período de descanso entre as séries é mais longo. Já no treino para hipertrofia, o número de repetições é mais alto e o período de descanso entre séries é menor.” Sempre lembrando que –  alerta a professora Daniela – “Um programa bem feito sempre deve respeitar a especificidade e a individualidade biológica de cada pessoa.”

A massa magra não é facilmente desenvolvida. Para o crescimento de músculos, não só é fundamental uma disciplina diferenciada nos treinos, como também é requerida a dedicação em uma dieta adequada.

Dieta!

Fui consultar uma nutricionista especialista em nutrição esportiva, Giovana Leiner, para adequar a minha alimentação ao meu atual objetivo: O ganho de força muscular!

Respeitando o meu histórico esportivo, idade e restrições alimentares, a profissional Giovana me apresentou um plano alimentar e uma suplementação específica para os objetivos de recuperação da força muscular para os treinos de ciclismo, natação e de musculação.

Na dieta recomendada terei oito paradas para “abastecer”:

    Foram manipulados em farmácia especializada em nutrição esportiva os seguintes suplementos :

    Com disciplina e foco na dieta e nos treinos, uma orientação de profissionais sérios e competentes, tenho certeza que você conseguirá facilmente alcançar seus objetivos. Objetivos estes para resultados estéticos ou para uma performance esportiva.

    *Captação de imagens de vídeo – José D’Ambrosio

    *Leite Quente Comunicação – www.comleitequente.com.br

    *Farmadoctor Farmácia de Manipulação – www.farmadoctor.com.br

    *Academia Be Happy – www.academiabehappy.com.br

     

    Sou Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente triatleta.

    Facebook Fanpage –  https://www.facebook.com/cynthiaduartebike

    Instagram – @cybike

    ciclismocampeao@outlook.com

    www.ciclismocampeao.com

     

    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]