• Carregando...
Aberto oficialmente o Alfredo (do fettuccine) em Curitiba
| Foto:
Anacreon de Téos
O show do Fettuccine alla Alfredo, que é finalizado à frente dos clientes.
Anacreon de Téos
Harumi Iura e Marcelo Oliveira, a dupla responsável pela cozinha do Alfredo.
Anacreon de Téos
Vitello tonnato, para começar.
Anacreon de Téos
Fettuccine alla Alfredo, o primeiro prato.
Anacreon de Téos
Saltimbocca alla romana, o segundo prato.
Anacreon de Téos
Tiramisù, a sobremesa.

Depois de muita expectativa, finalmente foi inaugurado o Alfredo’s Gallery Alla Scrofa – Roma, que certamente será chamado apenas de Alfredo pelo curitibano. É aquele mesmo restaurante que já foi referência aqui, em post anterior, que tem sua casa original na capital italiana e onde surgiu o famoso Fettuccine Alfredo, que seduziu tantos artistas de Hollywood e mais algumas personalidades. (Clique aqui, no post anterior, para ver todo o histórico de uma griffe que é sucesso no mundo todo.)

Impressionante foi o ritmo das obras, que há três semanas ainda estavam na fase do chapisco. O projeto arquitetônico de Mônica Moro Harger e Fernanda Morishita, da Locus Arquitetura, é de extremo bom gosto, com a intenção de remeter o cliente à inspiração do restaurante original, com a madeira tendo sido usada em toda parte, interna ou externa, proporcionando um ambiente aconchegante e receptivo.

No interior, reproduções de fotos de artistas que estão exibidas no restaurante romano e a divisão em vários ambientes nos três níveis de piso existentes, alguns deles apropriados para eventos fechados. Nas adegas climatizadas, que comportam mais de mil garrafas, destacam-se 180 rótulos (selecionados pela consultoria da sommelière Thays Ferrão com o sommelier da casa, Cesar Simbala) com preços bem interessantes, provenientes de diversos países, com ênfase para os italianos. Ali, as arquitetas se valeram da madeira no mesmo tom do mobiliário, para dar unidade com o restante do restaurante e ao mesmo tempo criar o clima que o ambiente necessita.

No cardápio do Alfredo os pratos são divididos em três classificações: tradicionais, gourmands e da estação. Aos tradicionais não cabe explicação, são aqueles mesmos que consagram a gastronomia italiana de todos os tempos e onde se encaixa, é claro, o Fettucine Alfredo. Nos gourmands a oportunidade de o chef criar em cima de sabores, ingredientes e temperos, enquanto os da estação (para começar, estivo, verão em italiano) permitem a adaptação aos ingredientes e ao clima de momento.

Na cozinha, o responsável por tudo o que é salgado é o chef cascavelense Marcelo Oliveira, formado pelo Centro Europeu e com passagens, em Curitiba, pelo hotel Four Points by Sheraton, pelo Armazém Italiano – onde se encantou pelo preparo das massas frescas – e no Chalet Gourmet, restaurante onde conquistou sua primeira experiência como ajudante do chef. Partiu para a Europa e se fixou na Itália, passando por várias casas até chegar ao Alfredo Alla Scrofa, em Roma, onde adquiriu toda a base para ser chamado ao comando da cozinha da nova casa, em Curitiba.

Completando harmoniosamente a dupla, a chef pâtissière Harumi Iura se encarrega das sobremesas, partindo para o desafio de também se especializar na doçaria italiana. Harumi é ótima, é da linha de frente das “doceiras” da cidade e até bem pouco tempo brilhava no fecho das refeições do restaurante C La Vie.

Para os convidados da primeira noite foi escolhido um cardápio tradicional, seguindo a proposta dos restaurantes italianos, com entrada, dois pratos e uma sobremesa, que deve, também ser passada aos clientes regulares da casa. Começou com alguns petiscos de boas-vindas e um saboroso Vitello tonnato de entrada, como carpaccio. Bem na medida, delicado no sabor e na textura, acompanhado do próprio molho, com ervas e o toque exato do atum e da anchova.

O primeiro prato, é claro, não poderia deixar de ser a estrela da companhia, o Fettuccine Alfredo, finalizado em pleno salão, permitindo aos presentes o acompanhamento da mistura da manteiga com o queijo parmesão para dar a devida densidade ao molho. Impecável!

Vitelo novamente, no segundo prato. E outro componente da tradicional cozinha da região de Lazio, onde fica Roma: Saltimbocca alla romana, com os finos escalopes ladeados por uma fatia de presunto Parma, uma folha de sálvia, manteiga e vinho branco.

Na sobremesa, o tradicionalíssimo Tiramisù, perfeitamente executado por Harumi Iura, com a difícil arte de equilibrar todos os sabores dos ingredientes.

Ontem foi apenas para convidados, mas a partir de hoje (20) o Alfredo estará aberto ao público, certamente curioso para saber da proposta de um restaurante tão famoso aportando por aqui. E pela mostra que todos os presentes na primeira noite tiveram, é tudo isso e um pouco mais.


Alfredo’s Gallery Alla Scrofa – Roma

Rua Silveira Peixoto, 765 – Água Verde
Fone: (41) 3042-4212

Anacreon de Téos

=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]