• Carregando...
Juntando sobras de geladeira deu um escondidinho incrível
| Foto:

Escondidinho de lombo de porco desfiado com batata doce e muçarela de búfala. (Foto/ Anacreon de Téos)

O detalhe das camadas do escondidinho. Ficou delicioso. (Foto/ Anacreon de Téos)

Veja como são as coisas. Você capricha na execução de um prato, estuda os ingredientes, pesquisa onde encontrá-los, elabora a receita na perfeição, publica e conta com algumas curtidas e um ou outro comentário.

Daí, em outro dia, apresenta um prato sem qualquer pretensão maior e todos se entusiasmam, cobram receitas e bombam nas redes sociais. Claro que a grande maioria das pessoas que exigem a publicação de receitas jamais irá se dar ao trabalho de prepará-las. É tudo onda e a gente sabe. Mas tem gente, sim, que se interessa mesmo e pretende fazer em casa.

Foi como aconteceu com a postagem da Maionese de camarão, de semanas atrás. Eu não tinha a receita, fui fazendo na hora. Aí, tantos foram os pedidos, me vi obrigado a escrevê-la e publicá-la. Teve gente que já me disse que fez. E que gostou e que deu certo.

Pois agora o que temos é um Escondidinho de sobras. Acho que nem deveria nominá-lo assim, porque me soa depreciativo. Assim como os tais “falsos”. Sempre guardo distância do “falso caviar”, do “falso strogonoff”, da “falsa lagosta” e de tudo assim. “Falso” já soa falso, não é mesmo?

Mas, no caso do escondidinho, é que foi de sobras mesmo. Enquanto escrevo aqui vou pensando em um nome um pouco mais decente para ele.

Sozinho em casa, preguiça de sair para comprar alguma coisa e de ligar para algum delivery. Uma espiada na geladeira e achei um pouco de carne de porco desfiada – era um lombo assado que desfiamos algumas fatias e refogamos com cebola, tomate, alho e algum verde para fazer recheio de um sanduíche (sobra da sobra, portanto).

O que mais? Batata doce, que a Graça tinha assado e que, de tão doce, havia formado até uma camada de caramelo rompendo a casca. E uma bola de muçarela de búfala, sobra de uma receita de limão siciliano recheado com a tal.

Pronto, estava tudo ali, à minha espera.

Com tempo (nem tanto, seria rápido) e disposição, a primeira coisa que fiz foi transformar uma das batatas em purê. Descasquei, amassei, pus na panela com um pouco de leite e deixei ferver até incorporar todo o líquido. Daí uma colher (sopa) de manteiga, uma pitada de sal, um pouco de queijo ralado, uma mexida e pronto.

Como a carne desfiada já estava temperada, só tinha de montar o prato. Untei um ramequim e ajeitei a carne, comprimindo bem. Por cima espalhei o purê, ajeitei duas rodelas da muçarela, um toque a mais de parmesão ralado e forno – 180ºC por 20 minutos ou até que borbulhe e doure a crosta.

Estava pronto, lindo e saboroso. Pode experimentar que não tem erro. É sucesso na certa.

Ah, sim, e o nome, como fica? Escondidinho de lombo de porco desfiado com batata doce e muçarela de búfala – pode ser uma opção. Ou parmentier, que o jeito francês de denominar um prato assim, com base de carne e cobertura de batatas em purê.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]