• Carregando...
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay| Foto:
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

É tarefa do dia a dia, assim como almoçar ou jantar. Mas é bem possível que você esteja desgastando a bateria de seu celular por não saber a forma certa de dar carga, defende uma empresa  dos Estados Unidos especializada em baterias:

Não mantenha o telefone plugado depois de carregado

A Battery University, um laboratório norte-americano que testa e certifica baterias (pertencente ao grupo Cadex), diz que deixar o seu celular carregando durante a noite não é boa ideia. Há muitos modelos que continuam trabalhando quando plugadas, mesmo com carga completa. Isso causa uma situação de alta tensão capaz de desgastar a química no interior da bateria. Isso leva a uma redução na sua vida útil.

Alguns carregadores e baterias no mercado (talvez até os do seu telefone), porém, são inteligentes a ponto de cortar ou reduzir a corrente quando seu smartphone consegue a carga necessária – nestes casos, dá para dormir e carregar o celular sem dor de cabeça…

 >>>Por onde anda a Ku Klux Klan? A resposta é preocupante 

Não carregue 100%

Parece um contrassenso, mas o ideal é nem deixar a bateria chegar aos 100% de carga. Segundo o estudo, as baterias tendem a funcionar em uma faixa baixa de voltagem. Ao serem carregadas, elas atingem o pico de voltagem e reduzem esta tensão para a faixa ideal. Se carregar 100%, essa situação de estresse vai demorar mais para normalizar. O ideal é que a bateria trabalhe com carga entre 30 e 80%.

>>>Dirigir em Curitiba é pior do que em São Paulo

Carregue a bateria várias vezes ao longo do dia

O ideal é carregar seu celular a cada 10% de carga de bateria que ele perde. É claro que isso nem sempre é viável. Mas o importante é: carregue seu smartphone em sessões mais curtas, em vez de uma longa jornada.

>>>É seguro comer algo que acabou de cair no chão?

Não deixe a bateria esquentar

O calor é um dos inimigos da bateria (se não for o número 1). Até 5 graus C de alteração ainda está em uma faixa de normalidade. Se ela subir mais de 10 graus C, tire o carregador da tomada ou tente tirar tampa protetora para ventilar. Se o problema for recorrente, é bom trocar o carregador.

>>>Qual é o valor “educado” para gastar em um presente de casamento?

*Estas dicas da Battery University são para as baterias de lítio mais comuns nos aparelhos mobile modernos (além dos smartphones, tablets e notebooks, por exemplo). O documento, em inglês, dá detalhes técnicos sobre o funcionamento das bateria delas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]