• Carregando...
Mãe de quem escreve
| Foto:

Quando criança, eu gostava muito de escrever. Pacientemente, minha mãe (tadinha) ouvia minhas histórias de reis, castelos e sapos enquanto cozinhava ou se arrumava para o trabalho e sempre dava palpites, chorava ou ria sem parar. Quando ela lia minhas redações da escola e achava o máximo, todas as letrinhas que moravam dentro de mim começavam a requebrar umas para as outras. Era pura emoção.  Porque toda satisfação da vida se bastava ali, na aprovação da grande mulher que me trouxera ao mundo.

Hoje sou jornalista e a cada dia mais percebo o quanto é importante para quem lida com as palavras ser incentivado com críticas ou sugestões para estar em paz com o papel e a caneta. Minha mãe tinha essa função conciliadora. “Eu não entendi essa parte, reformula essa frase”, “Antes de p e b é m, filha, eu já falei!”, “Esse aí ficou bonito, por que não tenta mandar pra um jornal?”.

Fui pesquisar na internet se os grandes escritores também têm ou tiveram uma relação bonita com suas mães (o que a gente não descobre hoje em dia, né?). E, olha, muitos deles tiveram. Alguns, como Mário Quintana, Carlos Drummond Andrade e Cora Coralina até escreveram lindos poemas para elas.

Descobri que certos filhos eram obedientes, como Jack Kerouac, que cuidou de dona Gabrielle até a morte. Outros eram rebeldinhos, como Mark Twain. Ele dizia que dona Jane só colecionou encrencas por sua causa.

Nesse domingo especial, resolvi apresentar algumas mulheres que eu conheci Google afora, durante minha busca. Mães de escritores renomados, elas tiveram sua dedicação e responsabilidade imortalizadas em obras que até hoje respiram intactas em nossas estantes.

Vá descendo a página. Garanto que será um prazer conhecer essas divas! 🙂

Anne Volant , mãe de J.K Rowling

Leonor Acevedo Suárez, mãe de Jorge Luis Borges

Gabrielle-Ange Lévesque, mãe de Jack Kerouac

Clarissa Margaret Boehmer, mãe de Agatha Christie

Maria Madalena Pinheiro Nogueira, mãe de Fernando Pessoa

Clélia Brasília da Silva Castro, mãe de Castro Alves

Aurelia Plath, mãe de Sylvia Plath

Jane Lampton Clemens, mãe de Mark Twain

Françoise Brasseur, mãe de Simone de Beauvoir

Tá bom que eu não sou escritora, sou apenas uma simples blogueira, mas tive a petulância de também colocar a minha mãe aqui. Como eu já falei dela lá em cima, pensei que não custaria botar uma foto pra não deixar o elenco desse post desfalcado ♥

Então, parabéns à dona Marilda e a todas as mães desse mundo. Porque hoje, minha gente, também é dia do amor!

Esse post é que nem coração de mãe: coube até a minha ♥

 

[Curta o Rodapé no Facebook]

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]