• Carregando...
A ONU, quase setentona
| Foto:

Criada para “manter a paz e promover a cooperação internacional na solução dos problemas econômicos, sociais e humanitários”, a Organização das Nações Unidas completou nesta semana 69 anos.

Ao ler a notícia na Agência Brasil, professor Afronsius ficou sabendo que o termo Nações Unidas foi usado pela primeira vez no dia 1º de janeiro de 1942, por Winston Churchill e Franklin Roosevelt, quando 26 governos assinaram em Washington a Carta do Atlântico. Nela, se comprometendo a continuar o esforço de guerra contra os países do Eixo – Alemanha, Japão e Itália.

Mas, oficialmente, a ONU só passou a existir em outubro de 1945, após a ratificação da Carta pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança. Ou seja, Reino Unido, Estados Unidos, União Soviética, França, República da China e pelos outros 46 países signatários, entre eles o Brasil. Aliás, o Brasil continua pleiteando sua inclusão no Conselho de Segurança como membro permanente.

Vendo como o mundo anda hoje, há quem pergunte:

– Deu certo?

Professor Afronsius tem lá suas dúvidas, mas está convencido que, ruim com ela, muito pior seria sem ela.

Afinal, entre dezenas de unidades, tem as Forças de Paz (os Capacetes Azuis), o Tribunal Internacional de Justiça, a Unesco, a Unicef e algumas outras, de eficiência comprovada.

ENQUANTO ISSO…

25 outubro(1)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]