• Carregando...
Sem erro – é Goiana PE
| Foto:

Há quem tenha ficado espantado ao dar uma caminhada por um bairro de Curitiba.

– Já viu placa de automóvel com duplo erro? PE – Goiana. Como todos sabem, Goiânia é capital de Goiás, nada a ver com PE, Pernambuco…

Felizmente, logo veio a explicação. O cabôco leu e entendeu errado: Goiana é um município de Pernambuco. Nada a ver com Goiânia, posto que é Goiana.

Segundo o IBGE, Goiana, Pernambuco, tinha em 2014 população estimada em 78. 287 habitantes, a segunda maior da Zona da Mata, a maior da Mata Norte pernambucana. O município, no extremo nordeste do estado, faz divisa com a Paraíba.

Mais: o seu centro histórico foi declarado Patrimônio Histórico Nacional. E possui o ponto continental mais oriental do estado, a Ponta do Funil, uma espécie de cabo, no distrito litorâneo de Ponta de Pedras.

Dividido em três distritos, Sede, Ponta de Pedras e Tejucopapo, Goiana destaca-se pelo plantio da cana-de-açúcar, produção de papelão e de cimento. No tempo do Brasil Colônia, foi sede da Capitania de Itamaracá por duas vezes.

Freguesia em 1568

Os goianenses participaram ativamente da Batalha das Heroínas de Tejucopapo (1646), da Revolução Pernambucana (1817), da Confederação do Equador (1824) e da Revolução Goianense (1825). A vila operária de Goiana é considerada a primeira do seu tipo na América Latina. A localidade foi elevada à categoria de freguesia 1568, de vila em 15 de janeiro de 1711, ganhou foros de cidade em 5 de maio de 1840 e de sede de município em 3 de agosto de 1892, tendo como seu primeiro prefeito o Dr. Belarmino Correia de Oliveira.

A origem do nome viria do em tupi-guarani Guyanna, que significa terra de muitas águas. O topônimo do município aparece pela primeira vez nos catálogos da Companhia de Jesus, em 1592, com o nome de aldeia de Gueena. Outro documento, de 1606, registra a grafia modificada para Goyana e, finalmente, Goiana.

O holandês Francisco Adolfo de Varnhagen disse que Goiana é uma palavra de origem da língua tupi, que significa gente estimada. Outros filólogos divergem. Frei Vicente de Salvador, em 1627, definiu como sendo porto ou ancoradouro.

Fim da escravidão

Antes da chegada dos portugueses, Goiana, por supuesto, já era habitada por indígenas. Há muitas teses sobre a origem da cidade: a mais aceita é a de surgiu quando Diogo Dias ganhou e fundou o Engenho Recuzaém. Outra tese é a de que em 1501 expedições portuguesas já tinham aportado o litoral goianense em uma praia, hoje denominada Ponta de Pedra. Há ainda a terceira tese, segundo a qual a primeira povoação de Goiana esteve no Engenho Japumim, também fundado por Diogo Dias.

Uma coisa é certa: habitado por índios Caetés e Potiguares, a fundação do município de Goiana é anterior a 1570. Marcada por um rico passado histórico, a cidade foi a primeira no Estado a declarar extinto o regime de escravidão, antes da festejada Lei Áurea. Nela também aconteceu a Epopéia das Heroínas de Tejucupapo.

Um pedaço do Brasil que merece ampla deferência. E ser visitado.

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]