• Carregando...

São 12.623 os advogados paranaenses com 60 anos ou mais. Deste total, 59% deles continuam em atividade. Sessenta anos ou mais representam 12,6% dos profissionais inscritos nos quadros da OAB-PR.

Vai daí que, “atenta à tendência de envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida”, a Comissão de Direitos do Idoso deu início na atual gestão ao projeto da Casa do Advogado Idoso.

E, conforme a edição deste mês da Revista da Ordem, a proposta, em fase de pesquisa e fundamentação, prevê um espaço com estrutura para atender advogadas e advogados idosos, com atendimento médico, psicológico, além de espaços para lazer e recreação.

O projeto – inédito no país – irá repercutir para as gerações futuras, segundo Rosângela Maria Lucinda, que preside a Comissão. Ainda da Revista da Ordem:

– A Casa do Advogado Idoso, um ambiente agradável, acolhedor, saudável, ideal para compartilhar a companhia de colegas de outrora, foi pensado e proposto pela advogada Marly de Cassia Meneses Franca Regiani na gestão de Aldaci Capaverde à frente da presidência da Comissão.

Um velho sonho

Entusiasta da ideia, o advogado João Carlos de Lucas assume ao lado de Marly a condução do anteprojeto da Casa do Advogado Idoso. “Toda obra surge das ideias. Este sonho dos membros da comissão já vem de algum tempo. A ideia amadureceu e estamos nos lançando para a construção desta casa, que seria um local que pudesse agasalhar aqueles menos favorecidos pela sorte. Alguns não precisariam desse espaço, mas muitos, por certo, precisarão”.

A meta: lançar a obra até o fim da gestão. “Vamos trabalhar nos próximos dois anos para isso”, assegura Rosângela Maria Lucinda.

Ainda da OAB-PR. Este ano, comemora 85 anos de fundação da Seccional. José Augusto Araújo de Noronha, presidente da entidade, destaca que “estamos pertos de chegar ao número 85 mil no registro da Ordem, dos quais 60 mil são de advogados ativos”.

A primeira advogada

Entre os 127 fundadores, apenas uma mulher: a dra. Walkiria Naked, da cidade de Ponta Grossa. E foi ela a precursora da crescente trajetória das advogadas da OAB Paraná. Hoje, elas já representam 60% dos novos advogados que prestam compromisso em nosso Estado. A subseção de Foz do Iguaçu foi a primeira a registrar a maioria do sexo feminino entre os profissionais que militam nas cidades que a compõem. Entre os eventos programados para 2017 está a realização, em julho, da VI Conferência Estadual dos Advogados, novamente no centro de eventos da FIEP, em Curitiba.Em novembro, o Conselho Federal irá promover a XXIII Conferência Nacional, em São Paulo.

E frisa o presidente da OAB Paraná:

– O protagonismo que exercemos no cenário jurídico nacional será novamente posto a prova. E não iremos decepcionar, mesmo porque se trata de discutir o futuro da advocacia, tema sensível a todos nós.

A propósito:

A Ordem é apolítica, não visa qualquer comando, a não ser o respeito à lei e ao cidadão. (Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, ex-presidente, 1998-2000)

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]