• Carregando...
Que desafios você irá superar em 2014?
Que desafios você irá superar em 2014?| Foto:
Crédito: Luiz Brito

Que desafios você irá superar em 2014?

Ano após ano traçamos metas, objetivos, sonhos, geralmente para os nossos próximos 365 dias de vida. Antes de eu começar este artigo efetivamente, pergunto: quantas das ações propostas para 2013 você cumpriu? Incluirá as mesmas tarefas no planejamento de 2014? É difícil olhar para o espelho e admitir que pouco ou nada foi feito, mas é comum.

Aliás, a falta de propósito, engajamento ou objetividade nas ações definidas são os principais enganos cometidos na elaboração deste planejamento anual. Em muitos deles, algumas áreas importantes de nossas vidas são completamente colocadas de lado ou ignoradas.

Diante deste contexto, no artigo deste ano decidi “destrinchar” as categorias e âmbitos que nos são relevantes, a fim de tornar nosso exercício de planejamento mais acessível, visual e prático.

Preparando o terreno: faça uma análise SWOT do ano que vem

Pode parecer incomum ou estranho, mas analisar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que o próximo ano nos guarda pode ajudar em muita coisa – seja você empregado ou empregador. Teremos a volta do IPI para os carros, grandes investimentos já comunicados por várias empresas, além da realização de grandes eventos: Carnaval em março; Copa do Mundo em Junho e Julho; Eleições presidenciais em Outubro.

Todas estas informações já são excelentes indicativos do que está por vir, de como se prevenir de eventuais problemas e de como ir atrás das boas brechas que estas condições nos proporcionarão. Pense a respeito. Ou você vai querer entrar na onda de que “o ano só começa após o Carnaval”? Isso não é verdade. Quem conhece o terreno, sabe onde pisa e segue pelo melhor caminho rumo ao sucesso.

Definindo metas: que âmbitos você priorizará em 2014?

Já disse em outros artigos que o ser humano tem uma peculiaridade interessante: temos necessidades bastante mutáveis conforme nossa idade passa e nossa situação (pessoal e profissional) se modifica. Isso significa, na prática, que em 2014 provavelmente um profissional de 45 anos prefira priorizar seu âmbito Família ao invés do âmbito Conhecimento, por exemplo. Você se lembra de todos os âmbitos que mencionei no artigo “Férias x Saúde” (27 de dezembro de 2013)? São eles: Profissional, familiar, saúde, patrimonial, lazer, relacionamentos, amor, conhecimento e espiritual.

Uma boa dica é criar uma tabela e coloca-los em ordem de prioridade em uma escala numérica e, em seguida, definir metas mensais para cada um dos âmbitos. Apenas o fato de distingui-los dessa maneira ajuda muito a organização deste tipo de planejamento, além de podermos detectar com mais facilidade onde precisamos nos aplicar mais. Experimente!

DivulgaçãoComo fazer seu planejamento de 2014 funcionar. Clique para ampliar a imagem.

Para esta etapa não há segredos, e a concretização de todas as ações descritas depende única e exclusivamente de cada um. Todavia, há dicas que podem deixar os objetivos mais “atrativos” e “fáceis” de serem atingidos:

1) Estipule pequenas metas ou “passos” mensais. Tarefas mais fáceis geralmente são mais atrativas. Configure-as, portanto, de um jeito que lhe soe fácil de fazer. Por exemplo, se deseja aprender um idioma novo, insira ações bastante específicas, mês a mês: Fevereiro: realizar matrícula; Março: Início das aulas; Julho: Concluir o curso com nota acima de 9,0 e fazer matrícula do nível seguinte.  No fim das contas, isso não é nada mais que “fatiar o elefante” para dar conta dele. Para quê complicar o simples? Simplifique.

2) Assegure-se de colocar sua planilha de metas em um lugar visível. Pode ser um papel na cabeceira da cama, na divisória do trabalho, na tela do celular, opções não faltam. Sua criatividade é o limite.

3) Trabalhe com metas fáceis e prazos mais curtos. Escrever “comprar uma casa” provavelmente parece muito mais difícil do que “economizar R$ X por mês para comprar uma casa”. Basta seguir a mesma lógica para os outros objetivos.

Por último, considere também que as coisas podem não continuar do jeito que nós queremos e podem sempre sofrer alguma alteração imprevista de percurso. Além disso, o que nos trouxe até aqui não necessariamente nos levará aonde queremos chegar. Isso é muito aplicável, por exemplo, para o âmbito Conhecimento.

Ok, é um desafio conciliar tanta coisa. Por isso mesmo o planejamento deve ser meticuloso e detalhado, para evitar que cometamos erros ou nos esqueçamos de etapas importantes no processo. Que o 2014 de todos seja absolutamente vencedor e positivo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]