• Carregando...
Habilidades e competências de hoje que vão moldar o profissional do futuro
| Foto:

Estamos passando por mudanças frenéticas em praticamente todos os setores da economia. Isso, inclusive, é um indicativo de que todos nós necessitamos nos adaptar cada vez mais ao mercado que se transforma no mundo inteiro e, transformação requer aprendizado, exige conhecimento. Eis a chave da questão!

No mundo todo as empresas ‘brigam’ para sair na dianteira, para apresentar novidades a seus clientes, para que consequentemente tenham rentabilidade, mantendo-se ativas. As bruscas mudanças, muitas vezes até assustam grandes marcas, que ao piscarem os olhos veem uma pequena startup abocanhar grande parte de seu ‘eleitorado’. São os novos tempos exigindo ainda mais atenção aos negócios.

Mas se as empresas estão atentas a essas mudanças, quem as faz acontecer na prática são os seus colaboradores, que, consequentemente, precisam estar antenados, atualizados e ao mesmo tempo abertos a essas tendências.

Temos que ter em mente que o profissional, que você é hoje, bem provavelmente não será aquele que o mercado desejará daqui a dois, três, quatro anos. Para isso, suas competências de hoje, vão moldar o profissional desejado pelo mercado no futuro. Pensando nesta realidade tenho algumas dicas para você leitor. Reflita e siga em frente, produzindo e se satisfazendo com aquilo que você escolheu para desempenhar em sua carreira.

Atitude – Tenha mente aberta, sem pré-conceito. Ninguém sabe tudo e nem tudo pode saber. Mesmo que não concorde com mudanças ou algo que se apresente no mercado de trabalho, procure entender o porquê que aquela situação se apresenta no dia de hoje.

Não seja superficial – Estude, leia, atualize-se. Isso sempre foi fundamental, mas nos dias de hoje vale ouro. Fique atento ao que as redes sociais levantam, mas não as tenha como única fonte. Aprofunde-se nos temas, não acredite que lendo apenas o primeiro parágrafo você será o expert sobre determinado tempo. Uma pessoa bem atualizada tem algo a dizer e propriedade em suas argumentações, além de facilidade para entender o que vem pela frente. Inclua neste pacote, o domínio de uma segunda língua. De preferência o inglês, que vai permitir a abertura para informações dos quatro cantos do mundo.

Posicionamento – Se você tem bagagem, leitura e mente aberta, procure também ter posicionamento sobre aquilo que sabe e tem propriedade. Não deixe que aventureiros derrubem suas ideias e convicções fundamentadas. As empresas precisam de pessoas que saibam conectar ideias e questionem com propriedade as atitudes que possam levá-las a ter prejuízos futuros.

Pessoas – Para isso, entenda sobre pessoas. Independentemente se você atua em RH, se é gestor, se é um liderado. Não importa, um profissional não faz nada sozinho, tudo é conectado e entender como as pessoas se comportam, precisam ou têm de melhor será o segredo para resultados mais polpudos e ágeis em tempos de profundas mudanças.

Tecnologia – Ela é a cabeça de tudo o que estamos falando. Ninguém irá barrá-la. Se você não é um tecnólogo, então aprenda a manusear as ferramentas que se apresentam. Saiba selecionar aquilo que vai facilitar a sua vida e a vida da empresa e mais, proponha no seu ambiente de trabalho soluções que possam ter conexão com o mundo, inovando o seu ambiente de trabalho no sentido de facilitar processos e ao mesmo tempo, pensando em resultados positivos para a organização.

Tempo – Por fim, seja um profissional que administra bem seu tempo. Tudo isso que escrevi, exige das pessoas tempo e dedicação. Não esqueça que além da vida profissional você precisa estar bem com a sua saúde, com a sua família e amigos e com você mesmo. Então administrar o tempo continua sendo também uma forma de contribuir para uma carreira de constantes conquistas.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]