• Carregando...
Jorge Seif
O senador Jorge Seif (PL-SC)| Foto: Pedro França/Agência Senado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou o julgamento de uma Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL-SC). A ação já havia entrado na pauta do dia 4 de abril, mas, na ocasião, o julgamento foi suspenso pelo presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes, após a fala de advogados e do Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Alexandre Espinosa Barbosa.

O adiamento desta terça (16) ocorreu porque o relator da ação, o ministro Floriano Marques, não compareceu à sessão por motivos familiares. Moraes não especificou uma data para que o julgamento seja retomado.

Partidos apontam abuso de poder econômico

A ação é de autoria da coligação formada pelos partidos Patriota, PSD e União Brasil. As legendas afirmam que a chapa de Seif cometeu abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022. Além dos suplentes, Hermes Klann e Adrian Censi, também são alvos os empresários Luciano Hang, dono da Havan, e Almir Atanázio dos Santos, que foi presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SC).

O argumento dos partidos é de que a chapa de Seif foi beneficiada ao usufruir da estrutura da Havan e do sindicato para atos de campanha. A ação foi arquivada por unanimidade no TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), mas os autores recorreram ao TSE.

O Ministério Público Eleitoral emitiu um parecer pela cassação da chapa no começo de março. A defesa de Seif, porém, afirma ter "boas expectativas" em relação ao julgamento. Segundo os advogados, não há provas sobre os supostos ilícitos e, por isso, a decisão do TRE-SC deve ser mantida integralmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]