• Carregando...

Aproximadamente 75% de todo o Paraná deve ser contemplado com ações culturais promovidas pelo primeiro edital do Profice, a lei estadual de incentivo à cultura. Segundo informações da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), as mais de 700 propostas inscritas no programa apontam realização de atividades em 300 municípios paranaenses.

Os dados foram levantados com base nas informações constantes nas propostas registradas no Sisprofice, sistema desenvolvido especificamente para o programa.

No total, a Seec recebeu projetos de 75 municípios do Paraná. Dos 703 projetos inscritos, 462 (65,8%) são de proponentes de Curitiba e 241 (34,2%) de municípios do interior do Estado.

Secretaria da Cultura abre cadastramento para pareceristas

Processo vai ajudar a compor banco de dados de pessoas interessadas em prestar serviços de análise e emissão de pareceres técnicos sobre projetos culturais

Leia a matéria completa

Destes, Londrina foi a cidade que mais apresentou projetos, com 29 inscritos, seguida por Maringá com 17 propostas. Cascavel conta com 14, Ponta Grossa e Francisco Beltrão com 11 e Campo Largo, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos com oito projetos inscritos.

Renata Mele, da Coordenação de Incentivo à Cultura da Secretaria, afirma que, mesmo com a concentração esmagadora de projetos inscritos por proponentes da capital, os produtores se preocuparam em descentralizar as ações, indicando a realização de atividades culturais em todo o estado. Por isso, as propostas devem chegar a 300 dos 399 municípios do Paraná.

Com relação à escolha dos municípios para realização dos projetos, um dos itens do edital, 467 propostas apontaram cidades com mais de 100 mil habitantes, seguido por 121 para cidades entre 20 e 100 mil, e 114 para realização em municípios com até 20 mil habitantes.

Habilitação

Depois de encerrada a fase de inscrições, o Profice está agora na fase de habilitação dos projetos inscritos. Nesta etapa são verificadas as exigências do edital em relação ao preenchimento correto do formulário; à legitimidade do proponente; à regularidade da documentação obrigatória e específica solicitadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]