Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
LANÇAMENTO

Sete anos após sua morte, Ivo Rodrigues, do Blindagem, “lança” álbum inédito

Álbum “O Velho Homem do Folk”, com material inédito do líder do Blindagem, será lançado em abril.

O musico e filho Ivan Rodrigues e a esposa e parceira Suka :  coerência  com a música de Ivo. | Antônio More/Gazeta do Povo
O musico e filho Ivan Rodrigues e a esposa e parceira Suka : coerência com a música de Ivo. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

Sete anos após a morte do cantor e compositor Ivo Rodrigues (1949-2010), lendário vocalista das bandas Blindagem e A Chave, um álbum com suas canções inéditas será finalmente lançado na primeira semana do mês de abril.

O disco reúne oito canções inéditas e uma regravação de “Vida Gozada” (já gravada pelo Blindagem) em interpretações acústicas que valorizam a faceta “folk rock” de Ivo.

As músicas são os últimos registros em estúdio do roqueiro e foram gravadas em sessões que duraram cerca de um ano e meio no estúdio caseiro do músico Anselmo Neto ( da banda Syd Vinicius) entre 2009 e 2010.

Ivo fez questão de registrar suas músicas inéditas, pois já estava com a saúde debilitada. As sessões de gravações tiverem que ser suspensas quando Ivo precisou se submeter a um transplante de fígado e só foram interrompidas com a morte do cantor.

O álbum demorou para ser lançado porque o uso do material, que ficou guardado com Neto, chegou a ser alvo de uma controvérsia entre o músico e a esposa de Ivo, Suka Rodrigues, por divergências relativas à produção e ao lançamento do disco.

Um nó que só foi desatado com intervenção do produtor Rafael Martins, que apresentou um projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura para finalizar o álbum, e do filho de Ivo, o músico Ivan Rodrigues, na pós-produção, para que o disco ficasse “com a cara” de seu autor.

“Ele é o cara mais importante do rock em Curitiba. Teve sim um certo ruído com a família, mas com a presença do Rafael [Martins]na produção a coisa enfim andou e o disco ficou pronto e muito bom. Agora todo mundo vai poder ouvir”, avalia Neto.

Para a esposa Suka, o mais importante é que o resultado final “ficou coerente”com a produção de Ivo, e a expectativa do lançamento terminou. “Ficou lindo. Emocionante. Um som mais acústico, com a voz e o violão dele em primeiro plano. Ele iria gostar do resultado”.

Velho Homem do Folk

O disco é batizado com o nome de uma das músicas: “O Velho Homem do Folk”, cuja letra é inspirada em Bob Dylan. Há ainda parcerias de Ivo com Raymundo Rolim, Rettamozo e com a esposa Suka. “Cada música tem uma história diferente, mas no conjunto mostram a força presença do Ivo sozinho, com voz e violão”, diz Ivan.

Ele explica que a única canção que não fez parte das sessões de gravação no estúdio de Neto é um versão de “Vida Gozada”, versão de Ivo para uma música do italiano Vasco Rossi que estava em uma antiga gravação de Ivo. “Só com a voz e violão, achamos que a música era perfeita para fechar o disco com um astral positivo, bem-humorado”.

Além da voz e do violão de Ivo, há participações de Neto e Wander Ferreira, do Syd Vinicius, do guitarrista do Blindagem, Paulo Teixeira, e do gaitista Bene Chireia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.