Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Perda

Morre Ivo Rodrigues, vocalista da banda Blindagem

Músico tinha 61 anos e não resistiu a complicações de um câncer. Corpo será velado no Teatro Guaíra; enterro está programado para 17 horas, no Cemitério Municipal

Ivo Rodrigues morre aos 61 anos | Marcelo Elias/Arquivo Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ivo Rodrigues morre aos 61 anos (Foto: Marcelo Elias/Arquivo Agência de Notícias Gazeta do Povo)
Ivo Rodrigues ficou mais de 30 anos à frente do Blindagem |

1 de 2

Ivo Rodrigues ficou mais de 30 anos à frente do Blindagem

Ivo Rodrigues no palco com a banda Blindagem |

2 de 2

Ivo Rodrigues no palco com a banda Blindagem

O vocalista da banda Blindagem, Ivo Rodrigues Jr., morreu aos 61 anos na noite de quinta-feira (8) no Hospital de Clínicas de Curitiba, vítima de uma parada cardiorrespiratória decorrente de complicações em função de um câncer.

Segundo a assessoria de imprensa do músico, há um mês a equipe médica que o acompanhava detectou um tumor no canal da uretra do músico, mas o câncer já estava em estágio avançado. Em julho do ano passado, ele foi submetido a um transplante de fígado, em razão de uma cirrose hepática.

O velório acontece no hall do Teatro Guaíra e é acompanhado por familiares, amigos, parceiros da música e admiradores. O cortejo partirá às 16h30 em direção ao ao Cemitério Municipal de Curitiba. O sepultamento está marcado para às 17 horas. Ivo era casado e deixa dois filhos.

História

Ivo nasceu em Porto Alegre (RS), mas com três anos de idade se mudou para Curitiba com a família. O músico assumiu o vocal da banda Blindagem em 1969, uma das mais tradicionais do Paraná. Além de se manter por três décadas nos microfones da banda, o vocalista também se notabilizou por manter sólida parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski.

O contato com a música começou cedo, com a participação de programas de auditórios em rádios e em programas de calouros na televisão. Em 1966, foi eleito o melhor cantor do Sul do Brasil, conquistando o "Troféu Barra Limpa", em um programa apresentado por Júlio Rosemberg na TV Paranaense. Com isso, ganhou como prêmio um programa de duas horas, o "Juventude Alegria", que passou a ser transmitido na emissora nas tardes de sábado.

Na Blindagem, participou de momentos históricos para o rock paranaense. Com um som agressivo e performático, variando do lírico ao pesado, a banda participou de festivais memoráveis, como o de Águas Claras. Entre os momentos mais importantes do grupo, a banda foi a responsável pela montagem do legendário espetáculo Rocky Horror Show, em 1982.

O primeiro disco foi gravado em 1981, pela Continental, com o título "Blindagem". No mesmo ano, a banda lançou dois compactos. Em 1983, vieram mais dois compactos, com as músicas "Malandrinha" e "Me provoque pra ver". Outro single foi lançado em 1985, pela Polygram, com a música "Operário Padrão". O outro LP, "Cara x Coroa", foi lançado de maneira independente em 1987.

Os trabalhos da banda tiveram reedições e versões em CD. O novo disco foi lançado em 1997, com o título "Dias Incertos". Em junho de 2008, a Blindagem lançou seu DVD "Rock em Concerto – Banda Blindagem e Orquestra Sinfônica do Paraná", gravado ao vivo na primeira apresentação do Rock em Concerto, em setembro de 2007.

Futebol

Apaixonado por futebol, Ivo era coxa branca. Em 2001, o Globo Esporte conversou com a banda que entre os integrantes tem torcedores do Coritiba e do Atlético. (veja o vídeo abaixo) Ele relembrou os momentos mais emocionantes dos clube e o grupo pediu paz entre as torcidas.

Mensagens

Amigos e admiradores de Ivo estão enviando mensagens de despedida ao cantor de várias cidades paranaenses. Um deles é o Atila, que escreveu estar triste com a perda e agradeceu o músico por sua obra. "Acredito que sua inconfundível voz rouca ecoará pelo celeste para o sempre. Obrigado pelas canções". Os fãs também homenagearam o músico com mensagens no microblog Twitter. Muitos admiradores usaram letras das músicas escritas por Ivo para se despedir.

Deixe sua mensagem de condolências abaixo

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.