• Carregando...
Brasileirão em ação durante VIrada Cultural, em Curitiba: shows no Guairinha terão participação especial de ex-integrantes. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Brasileirão em ação durante VIrada Cultural, em Curitiba: shows no Guairinha terão participação especial de ex-integrantes.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Um concerto nesta sexta-feira (2) e no sábado (3) celebra as duas décadas de vida do Vocal Brasileirão, maior e mais tradicional coral de Curitiba.

Os shows acontecem no Guairinha e o repertório foi baseado no espetáculo “Duetos”, realizado em 2010 com grande repercussão. No programa, o grupo percorre momentos diversos da música popular brasileira: de Lamartine Babo a Chico Buarque, passando por Custódio Mesquita e Tom Jobim.

O espetáculo conta com a participação de ex-integrantes como Ana Cascardo, Rogéria Holtz e Cris Lemos.

O show também marca o lançamento do clipe para a música “Façamos, Vamos Amar! ” (versão em português de Carlos Rennó para a canção de Cole Porter).

Segundo Vicente Ribeiro, regente e diretor artístico do Brasileirão, a principal característica da trajetória do grupo vocal é a valorização da canção. “Embora minha formação acadêmica seja essencialmente musical, tenho um apreço muito grande pelo papel que a palavra desempenha na canção”, explica. “No grupo, a competência vocal dos cantores é colocada a serviço da música, diferentemente do que se vê em muitos grupos vocais, que muitas vezes colocam a música a serviço da performance”, observa.

“Em todas nossas apresentações temos alcançado nosso objetivo: o público sai dos shows do Brasileirão encantado, sobretudo, com a beleza das canções”, conclui.

Trajetória

O Vocal Brasileirão foi criado em 1995 pelo maestro Marcos Leite e se consolidou como referência vocal na cidade nos primeiros dez anos. “O talento e o carisma de Marcos Leite sedimentaram a construção do trabalho em seus primeiros anos. A partir de 2002, sob a direção de Reginaldo Nascimento, a continuidade do trabalho do Marcos foi assegurada”, explica Ribeiro, que está à frente do grupo desde 2006.

Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Vocal Brasileirão é formado por 12 vozes, seis femininas e seis masculinas, e acompanhado por um quarteto de instrumentistas (violão, piano, baixo e bateria).

Nos últimos anos, o grupo participou de espetáculos dividindo o palco com artistas como Quarteto em Cy, Boca Livre, Joyce, Sá & Guarabyra, Ivan Lins, entre outros.

Este trabalho também gerou a gravação do primeiro CD solo, em 2008, “Invisível Cordão”, dedicado à obra de Chico Buarque e Edu Lobo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]