Coleção In∞Out, de Roberto Cimino e Nelson Amorim para a Artefacto Beach & Country: inspiração no modernismo marca design dos móveis.
Coleção In∞Out, de Roberto Cimino e Nelson Amorim para a Artefacto Beach & Country: inspiração no modernismo marca design dos móveis.| Foto: Gui Gomes
  • Por Artefacto
  • 30/11/2023 17:21

Os muitos ‘modernismos’ que influenciam os movimentos da arquitetura e do design desde os anos 1930, estão na base da nova coleção In∞Out, criada pelos designers Roberto Cimino e Nelson Amorim para a Artefacto Beach & Country. Essa é a quarta coleção assinada pela dupla para a marca e apresenta móveis para ambientes internos, externos, ou ainda, para utilização híbrida.

As características fundamentais das peças são a versatilidade, a durabilidade e, claro, a utilização em ambientes internos e externos. Esse perfil de produto está bastante alinhado com o design contemporâneo mundial e reforça a Artefacto como marca de relevo na criação de móveis únicos tendo na manualidade e na exclusividade suas grandes fortalezas.

Segundo os criadores da coleção, o modernismo dos escandinavos a Niemeyer está posto nas peças, mas há uma ênfase nos anos 1940. “Revisitamos com particular interesse o modernismo californiano na criação dos móveis. É nele que descobrimos muitos pontos em comum com a nossa visão tropical do movimento", revela Cimino.

 No detalhe da composição, a chaise Key West e a mesa Componível Surfside. Foto: Gui Gomes.
No detalhe da composição, a chaise Key West e a mesa Componível Surfside. Foto: Gui Gomes.

"Sempre nos atraiu a ideia da arte utilitária. O mundo dos objetos que sem abrir mão de suas funções primordiais se permitem ser portadores da visão de mundo e da percepção estética de seus criadores", complementa Amorim. Para os designers, mais do que uma postura utópica, conceber objetos que excedem suas funções, é de fato, uma postura não só contemporânea, mas necessária.

"A escala dos nossos espaços cotidianos mudou. O comportamento dentro deles, também, os ambientes estão sensivelmente menores e hoje passamos, das áreas internas para as externas das nossas casas, em questão de minutos. Os móveis têm de se adaptar a essa nova realidade” completa Cimino.

Os amantes da decoração e do design podem conhecer os móveis da nova coleção Beach & Country na loja Artefacto Curitiba, contando com atendimento exclusivo.

Conheça os detalhes das peças

Aparador Delray 

| Edison Garcia

O móvel é de madeira e produzido nas variedades empregadas pela Artefacto Beach & Country. No desenho, chama atenção o tampo suspenso e base como elemento de travamento. O uso recomendado é indoor e está disponível em versões com ou sem gaveta e em duas alturas, facilitando a inclusão em ambientes diversos.

Cadeira Cocoa

| Edison Garcia

Pensada para uso na sala de jantar, a cadeira tem estrutura de madeira e formato que incorpora características étnicas e traços modernistas. Para além do seu desenho, no entanto, grande ênfase foi dedicada à ergonomia da peça, ampliando suas condições de conforto para além do momento das refeições, tornando seu uso apropriado para os momentos de confraternização vividos ao redor da mesa.

 Poltrona Crandon

| Edison Garcia

Poltrona giratória, projetada especificamente para espaços de bate-papo e conversa, com desenho e dimensões que abraçam o corpo. Para melhorar a experiência do usuário, traz uma pequena bandeja articulada, que pode servir de apoio para livros, eletrônicos ou copos.

Chaise Key West

| Edison Garcia

Guarda muito em comum com a poltrona Crandon, principalmente no seu formato orgânico. A grande diferença é que a chaise é voltada para o relaxamento e a poltrona foi pensada para servir de apoio a reuniões sociais. A Key West é reclinada com angulação mais acentuada, proporcionando um bom momento de descanso.

Tríptico componível Bongô

| Edison Garcia

Confeccionado em fibra de vidro, o conjunto de duas mesas e um banco é pensado para o uso interno e externo. Podem ser utilizados juntos ou separadamente, ampliando a versatilidade das peças. O nome, de raiz étnica, faz referência a instrumento de percussão de origem cubana, constituído por dois pequenos tambores tocados com baquetas ou com os dedos. Para uso interno, disponível também com acabamento microtexturizado de soleta de couro.

Mesa Componível Surfside

| Edison Garcia

O conjunto de mesas de perfil lúdico e escultórico é pensado para uso interno, pois são feitas de madeira. A principal marca da peça é o rebaixo no tampo, equipado com uma superfície de vidro com técnica de fusão artesanal (na qual os vidros passam por altas temperaturas para chegar ao estado líquido e fazer as transformações) e uma fonte de luz - equipada com sensor -, o que dota as peças de um atributo a mais: funcionar como objeto luminoso.

Mesa de Jantar South Beach 

| Edison Garcia

Móvel para uso interno e externo, traz tampo quadripartido, ampliando a sensação de leveza sugerida pela peça. Os pés de madeira são inspirados nos lemes de barcos que tocam delicadamente o solo.

Sofás em módulos

Linha de Módulos Fort Lauderdale.
Linha de Módulos Fort Lauderdale.| Edison Garcia

Há duas linhas: os módulos Key Biscayne e os módulos Fort Lauderdale. Em ambos há uma inspiração orgânica e a possibilidade de oferecer versatilidade na composição, permitindo diversas configurações, adaptado-se às dimensões dos ambientes.

O Key Biscayne tem um desenho integral, o que possibilita que seja usado no centro dos ambientes, funcionando como pequenas ilhas. Os pés de madeira tangenciam com delicadeza o solo, reforçando a leveza da peça. Alinhado às expectativas por conectividade, a linha Key Biscayne tem o encosto reclinável  que funciona por comando de voz utilizando assistente virtual com Alexa.

Já a linha Fort Lauderdale possibilita a configuração convencional e a versão ilha, oferecendo mais de 20 possibilidades de composição. O volume estofado fica ainda mais realçado pelo apoio sútil dos pés em madeira maciça no formato de concha.

Poltrona Hobie  

| Edison Garcia

A Poltrona Hobie complementa o leque de criações de Roberto Cimino e Nelson Amorim. Ela tem desenho minimalista e é inspirada em antigos móveis ingleses, mas com visual contemporâneo. A estrutura em mallaca – um tipo de fibra natural – contorna o assento e encosto, servindo como elemento estrutural e apoio para os braços.

Serviço: 

Artefacto Curitiba

Rua Comendador Araújo, 672, Batel

Instagram: @artefactooficialbrasil e @bcartefacto

Telefone: (41) 3111-2300