Beach Park e a sustentabilidade: destino turístico promove o reuso de água, reciclagem de seus resíduos e eventos mais sustentáveis.
Beach Park e a sustentabilidade: destino turístico promove o reuso de água, reciclagem de seus resíduos e eventos mais sustentáveis.| Foto: Shutterstock
  • Por Beach Park
  • 02/05/2024 10:34

A sustentabilidade é uma preocupação de empresas de diferentes setores ao redor do mundo e com o Beach Park não é diferente. Considerado um destino completo, o complexo promove o uso racional de água, energia e outros recursos.

Continue a leitura e descubra como as iniciativas adotadas com foco na responsabilidade social e ambiental unem o Beach Park e a sustentabilidade.

Clique aqui e reserve sua hospedagem para aproveitar da melhor maneira suas próximas férias no Beach Park.

Beach Park e o comprometimento ambiental

O Beach Park está 100% comprometido com a sustentabilidade e, por isso, desenvolve uma série de iniciativas para reduzir os impactos causados por suas atividades na natureza, como o tratamento de água e lixo.

Segundo a gerente de sustentabilidade do Beach Park, Raissa Bisol, o destino turístico tem uma agenda focada em ações ESG há mais de dez anos, promovendo projetos e iniciativas em seus negócios e entorno.

Reconhecimento e certificações

“Desde 2022 o Beach Park possui a Certificação Lixo Zero pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). Em 2023 foi recertificado, com 97% de reciclabilidade de seus resíduos, tais como metal, plástico, papel, resíduos orgânicos, resíduos de construção civil, coco e palha, permitindo que esses materiais sejam destinados à reciclagem ou transformados em novos produtos", explica Raissa.

Conforme Raissa Bisol, a certificação Lixo Zero também inclui um índice de boas práticas por meio de uma pontuação baseada no checklist da auditoria da empresa. O Aqua Park recebeu o conceito "A" e, com isso, é o primeiro e único parque aquático brasileiro a receber a certificação pela gestão eficiente e destinação correta dos resíduos gerados durante sua operação.

O destino cearense também mantém um Sistema de Gestão Ambiental, sendo certificado na Norma ISO 14.001 desde o ano de 2016.

Em 2022, o Beach Park também recebeu o selo “Energia Limpa” concedido pela empresa Soma Energia, pelo uso de fontes renováveis (cerca de 98% do consumo energético no parque aquático e na Vila Azul do Mar).

Outras práticas sustentáveis

O Beach Park também é uma empresa Carbono Neutro. Em 2022, recebeu o Selo ‘Empresa Carbono Neutro’ chancelado pela Organização Verra e no ano passado, o Grupo recebeu o Selo ‘Protetor da Serra das Almas – categoria Onça Parda’, da Associação Caatinga, ao compensar suas emissões por meio da adoção de 20 hectares na Reserva Natural Serra das Almas. Além de compensar suas emissões, o empreendimento também é participante do Pacto Global da ONU no Brasil.

A coleta seletiva também é uma prioridade ambiental para o Beach Park. Em 2023, foram reciclados e transformados em novos materiais 97% dos resíduos gerados nas atividades do Aqua Park, algo em torno de 2.700 toneladas de resíduos. São destinados para a reciclagem e transformados em novos produtos materiais como:

  • Papel é transformado em papelão;
  • Óleo vegetal é refinado e transformado em biocombustível;
  • Resíduos orgânicos são transformados em adubo orgânico;
  • Resíduos eletrônicos são recuperados e transformado em novos equipamentos ou transformados em artigos de arte;
  • Plásticos tipo polipropileno são transformados em canos de PVC rígido;
  • Boias inservíveis do Aqua Parque são transformadas em calçados.

Em 2021 o complexo Beach Park iniciou um projeto de compostagem de resíduos verdes (palhas, podas, troncos de coqueiros e cocos) em parceria com a Usina Ambismart. O exitoso projeto foi ampliado para todos os resíduos de alimentação e permanece ativo até hoje, com a compostagem de 100% dos resíduos orgânicos gerados no Complexo Beach Park.

Ações estabelecidas pelo Beach Park

Para que todas as iniciativas e projetos sustentáveis aconteçam, o Beach Park adotou ações claras e bem estabelecidas. O parque possui uma cultura organizacional focada no uso sustentável dos recursos naturais, entendendo que o desperdício é prejudicial para todos e, por isso, estimula o consumo consciente em sua cadeia produtiva;

O Beach Park também implantou e melhora continuamente seus processos de ações sustentáveis, seguindo os mais rigorosos padrões de acreditação internacional. Além disso, para que todos os ideais de sustentabilidade sejam plenamente disseminados, os colaboradores são treinados para o cumprimento de boas práticas ambientais e valores da instituição.

Comprometimento ambiental e diversão andam lado a lado

Enquanto a diversão acontece, o Beach Park garante que diferentes ações de cunho ambiental continuem a gerar bons impactos para a natureza. Que tal aproveitar as próximas férias em um local que se importa com seu bem-estar?

Acesse agora o site do Beach Park e faça sua reserva.