• Carregando...
O grande marco da carreira de Carl Weathers: interpretar Apollo Creed em “Rocky”
O grande marco da carreira de Carl Weathers: interpretar Apollo Creed em “Rocky”| Foto: Paramount Pictures/Divulgação

No primeiro dia de fevereiro, o ator Carl Weathers nos deixou, aos 76 anos. "Ele era um humano excepcional que viveu uma vida extraordinária. Por meio de suas contribuições para o cinema, a televisão, as artes e os esportes, ele deixa uma marca inegável e é reconhecido no mundo todo por várias gerações”, homenageou sua família, em nota divulgada nas redes sociais. Mesmo que sua filmografia não seja extensa, os parentes estão certos em dizer que ele marcou muita gente, basicamente por sua atuação como o pugilista Apollo Creed.

Antes da carreira no audiovisual, que se espalha por cinco décadas, Weathers teve uma breve vida como jogador profissional de futebol americano. Entre 1966 e 1974, ele participou de partidas usando as camisas dos times Oakland Raiders e BC Lions, como linebacker, uma posição de defesa no esporte. O astro participou de pouquíssimos jogos nesses curtos oito anos, fazendo com que nem a NFL (National Football League) tenha estatísticas sobre sua participação no esporte.

Em 1974, Weathers se aposentou do esporte para se dedicar à carreira de ator e participou como figurante em quatro longas antes de atingir o sucesso. Três anos depois desse início devagar, seu nome ficou famoso por sua participação em Rocky. No total, ele apareceu em seis filmes vinculados à franquia: quatro Rocky e dois Creed, em forma de flashback.

Seu papel nessa saga e em outros sucessos, que incluem até uma série ambientada no universo do Star Wars, motivam esse top 5 de grandes trabalhos do agora saudoso Carl Weathers.

Rocky (1976) 

As lutas do personagem Rocky Balboa, um brigão transformado em super-boxeador, estão entre os maiores feitos da carreira do ator Sylvester Stallone. Mas os quatro primeiros filmes só têm graça pela participação de Weathers como Creed. No enredo, os dois boxeadores são rivais que acabam virando amigos pelo respeito mútuo dentro do esporte. Em Rocky IV, ele é tragicamente morto pelo brutamontes Ivan Drago. Mais tarde, vieram os filmes Creed, que acompanham o filho de Apollo treinando para virar um grande boxeador.

Onde assistir: Paramount+ e Prime Video

Predador (1987) 

Depois de brilhar em Rocky, de 1976 a 1985, Weathers emplacou um papel importante no primeiro longa da franquia Predador. Ao lado de Arnold Schwarzenegger, o ator integrou uma equipe de militares experientes enviados em uma missão secreta que consistia em caçar um alienígena capaz de ficar invisível. O personagem de Weathers não teve um final feliz na trama, mas foi importantíssimo para fazer um contraponto a Dutch, interpretado por Schwarzenegger.

Onde assistir: Star+

Um Maluco no Golfe (1996) 

Após os anos 1980, Weathers não teve boa sorte com os papéis. Tentou fortalecer a carreira como protagonista em ações como Action JacksonPaixão Perigosa Entrega Mortal, mas todos esses filmes foram fracasso de bilheteria. Seu único trabalho notório nos anos 1990 foi como Chubbs Peterson em Um Maluco no Golfe, a terceira comédia escrita e protagonizada por Adam Sandler. Nela, Weathers vive um golfista profissional que teve a carreira encurtada após um jacaré comer sua mão. O personagem vira uma espécie de guru do personagem Happy Gilmore (Sandler), um péssimo patinador que descobre ter vocação para o golfe. A película é boba, mas certamente ajudou Weathers a pagar algumas contas – como Sandler se deu bem com ele, o ator até repetiu o papel de Chubbs em Little Nicky – Um Diabo Diferente, de 2000.

Onde assistir: Telecine e Prime Video

Arrested Development (2003) 

Seguindo no universo das comédias, Weathers fez algumas pontas como ele mesmo na comédia Arrested Development, série sobre uma família excêntrica que vive desentendimentos após o patriarca ser preso. Embora apareça pouco, em quatro episódios ao longo de três temporadas, o eterno Apollo Creed rouba a cena. Ele é contratado como coach de atuação e praticamente só ensina um dos personagens a poupar dinheiro e fazer uma série de golpes para conseguir descontos, como ser expulso de um voo para ganhar 300 dólares. Essa ponta de Weathers mostra que ele tinha bom humor a ponto de reconhecer que sua carreira não era das mais perfeitas e que sua era de glória já havia passado.

Onde assistir: Netflix

O Mandaloriano (2019) 

Apesar de Weathers ter brincado com o fato de estar em “fim de carreira” em Arrested Development, o ator conseguiu emplacar um último grande papel no seriado O Mandaloriano, ambientado no universo da saga Star Wars. Ele interpreta Greef Karga, um mercenário que comanda o submundo de caçadores de recompensa. Além de ser um personagem imponente, ele é vital para o desenvolvimento da trama e mostra que Weathers poderia ter tido uma carreira ainda mais frutífera se tivesse um agente melhor para escolher papéis. Por sua participação em O Mandaloriano, o ator recebeu pela primeira vez o crédito de diretor (em dois episódios). Além disso, foi nomeado pela primeira vez a um grande prêmio: o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em uma Série Dramática.

Onde assistir: Disney+

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]