• Carregando...
Os personagens Hirayama e Niko em cena de ‘Dias Pefeitos”, que está na corrida do Oscar
Os personagens Hirayama e Niko em cena de ‘Dias Pefeitos”, que está na corrida do Oscar| Foto: Mubi/Divulgação

Ao amanhecer, o dia de Hirayama começa com um ritual aparentemente pré-estabelecido: colocar no sistema de som do seu furgão o cassete com a sua música favorita, Perfect Day, de Lou Reed. A canção ajuda a batizar este novo filme de Wim Wenders, lançado nesta semana nos cinemas brasileiros como Dias Perfeitos. Apesar de dirigido pelo cineasta alemão de 78 anos, o longa-metragem foi rodado no Japão e é a indicação do país nipônico para concorrer no próximo Oscar na categoria de Filme Internacional.

Hirayama trabalha limpando banheiros públicos em Tóquio. Fora de seu dia perfeitamente estruturado, esse homem de meia-idade encontra espaço para as suas paixões: além da música, gosta da literatura clássica que compra num sebo. Em seu apartamento decorado de maneira espartana, ele dedica todas as noites aos livros. Sua rotina diária é alterada temporariamente pela aparição de sua sobrinha Niko, que fugiu de casa, trazendo à tona um passado que ele pensava ter superado.

Embora Hirayama leve um estilo de vida solitário, as relações que ele mantém com as pessoas do seu ambiente diário desempenham um papel central no seu dia e na sua vida. Numa aparição fugaz em uma loja de discos, Wenders presta homenagem ao diretor Alfred Hitchcock. A película oferece uma comovente e poética reflexão sobre a beleza do cotidiano e do trabalho bem-feito, além de ser rodada de forma quase documental, destacando o ator Kōji Yakusho, que vive um protagonista que exala humanidade por todos os poros da pele. Dias Perfeitos é recheado, como é de praxe nas obras de Wenders, com músicas primorosamente selecionadas de artistas como Reed, Patti Smith e Van Morrison.

Dias Perfeitos estreou em maio de 2023, durante o Festival de Cinema de Cannes, quando ganhou o prêmio de Melhor Ator e recebeu o prêmio do Júri Ecumênico, que destaca obras com "qualidades artísticas e humanas" e “valores evangélicos”. Em novembro do mesmo ano, recebeu o prêmio Asia Pacific Screen de Melhor Filme. Na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional, Dias Perfeitos tem quatro adversários de peso: Zona de Interesse (Reino Unido), A Sociedade da Neve (Espanha), Eu, Capitão (Itália) e A Sala dos Professores (Alemanha).

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]