• Carregando...
"Testamento: A História de Moisés" é destaque na Netflix
“Testamento: A História de Moisés” retrata momentos importantes, como a abertura do Mar Vermelho| Foto: Netflix/Divulgação

O assinante da Netflix já está acostumado a ver The Chosen: Os Escolhidos  “em alta” na plataforma. Mas o seriado não é o único produto inspirado na Bíblia a se destacar no top 10. Atualmente, a minissérie que tem beliscado o primeiro lugar é Testamento: A História de Moisés, uma produção que mistura dramatizações e inserções com teólogos e historiadores para trazer maior profundidade e embasamento à trama.

O docudrama, como é chamado este tipo de produto, conta a trajetória da vida de Moisés desde seu nascimento, mostrando o momento em que é abandonado pela mãe e a adoção pelo faraó. Mais à frente, o espectador acompanha a evolução da figura como libertador dos hebreus, povo que era escravizado pelos egípcios.

Ao longo dos três episódios, momentos considerados épicos dessa história do Êxodo, como a disseminação das dez pragas contra o Egito e a abertura do Mar Vermelho, também se fazem presentes. Nenhum desses grandes momentos será novidade para quem já estudou o livro sagrado ou assistiu a alguma das inúmeras produções sobre essa passagem. Então, o que  Testamento: A História de Moisés ostenta como diferencial?

Visão ecumênica 

Como as dramatizações se aproximam bastante do que está retratado na Bíblia, os especialistas são utilizados para trazer o ponto de vista de outras religiões que também possuem a história de Moisés em sua base. Há referências sobre o Alcorão e a Torá, além do ponto de vista bíblico. O legal disso é que o espectador acaba ganhando uma aula de teologia e história enquanto vai assistindo à obra.

Esse equilíbrio entre educação e entretenimento é um dos grandes trunfos da produtora desta minissérie, a turca Karga Seven Pictures. Ela também foi a responsável por outro sucesso da Netflix, o docudrama em duas temporadas Ascensão: Império Otomano, que relata como o sultão Maomé II toma Constantinopla, a capital do império bizantinoQuem gostou dessa produção, não terá ressalvas com  Testamento: A História de Moisés (e vice-versa).

Impulsionada pelo último domingo de Páscoa, a série se tornou um fenômeno mundial, ficando em primeiro lugar em países como Estados Unidos, Israel, Portugal, México e Venezuela. Mesmo que a data tenha passado, vale assistir a essa clássica história de redenção e ficar por dentro do sucesso de origem turca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]