• Carregando...
O ator Alberto San Juan caracterizado como Cristóbal Balenciaga
O ator Alberto San Juan caracterizado como Cristóbal Balenciaga| Foto: Divulgação Star+

Uma minissérie da produtora basca Moriarti, disponível no Star+, vem preencher, com nota alta, a lacuna audiovisual em torno do grande mestre espanhol da alta costura: Cristóbal Balenciaga. Tendo em conta que já foram filmadas vidas de outros estilistas como Coco Chanel ou Yves Saint Laurent, a série que carrega o nome de Balenciaga era necessária. Depois de algumas tentativas fracassadas de Julio Medem e James Kent, Paul Thomas Anderson dirigiu Trama Fantasma em 2017, inspirado em Balenciaga, mas muito longe de sua biografia.

Os criadores da série Cristóbal Balenciaga são diretores e roteiristas nascidos na cidade espanhola de San Sebastián responsáveis por filmes com marca pessoal tanto no roteiro quanto na produção. Do aplaudido Loreak às célebres recriações históricas Handia A Trincheira Infinita (disponível na Netflix), Aitor Garregi, Jon Garaño e José María Goenaga tornaram-se cineastas altamente valorizados pela crítica, pelo público e por alguns dos melhores intérpretes de Espanha. A este grupo juntou-se a roteirista Lourdes Iglesias, que já tinha trabalhado em filmes de realizadores como Imanol Uribe e Agustí Villaronga.

O roteiro abrange o período francês do costureiro, de 1937 a 1968, e é, de certa forma, uma viagem pela história da moda do século XX. O ator Alberto San Juan recria com sucesso a contenção do costureiro basco e a sua personalidade reservada, dando como certa a – até agora pouco manifesta – condição homossexual de Balenciaga. A trama é acompanhada por um elenco internacional, incluindo a popular atriz britânica Gemma Whelan (Game of Thrones), o belga Thomas Coumans (Transfers) e a espanhola Belén Cuesta, vencedora de um Goya de melhor atriz principal por A Trincheira Infinita.

A Disney promoveu a série durante o último Natal com uma exposição de vestidos confeccionados, em grande parte, pela empresa espanhola Peris Costumes, reforçando o profissionalismo dos figurinistas. A direção deste quesito estava a cargo da alemã Bina Daigeler, que tem sido muito fiel na recriação dos padrões mais icônicos de roupas da Balenciaga.

A música de Alberto Iglesias, compositor indicado três vezes ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, traz sutileza e profundidade à história. Em suma, um produto de qualidade que justifica a importância do estilista espanhol e que irá agradar especialmente aos amantes da moda e da alta costura.

© 2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]