• Carregando...
 | Divulgação/Hospital Erasto Gaertner
| Foto: Divulgação/Hospital Erasto Gaertner

Buscando alertar sobre o câncer bucal - tipo da doença que registra 15 mil novos casos por ano no Brasil - uma equipe do Hospital Erasto Gaertner faz, nesta sexta-feira (24), uma campanha de prevenção na Praça Osório, em Curitiba. Das 8h às 17h, profissionais da saúde estarão oferecendo orientações e exames gratuitos em uma estrutura montada para o evento.

A importância da prevenção é evidenciada pelo número de pessoas acometidas pela doença: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), dos 15 mil novos casos anuais, cerca de mil são registrados somente no Paraná. Mesmo com a incidência, trata-se de um tipo de câncer não muito conhecido: “Uma pesquisa feita pelo nosso serviço, em todo o Paraná, revela que 20% da população nunca ouviu falar sobre o câncer de boca”, alerta o médico Laurindo Moacir Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner.

As pessoas mais atingidas pela doença, de acordo com o INCA, são homens com mais de 40 anos, fumantes, ou que consomem bebidas alcoólicas em excesso. Segundo Sassi, porém, a exposição ao sol sem proteção também é um fator de risco.

Na estrutura montada para a campanha na praça, os profissionais da saúde irão explicar como é possível fazer o autoexame para a doença. Conforme o médico, a análise da própria boca deve ser feita mensalmente, da seguinte forma: “Na frente do espelho, com o auxílio de uma colher limpa, analise os lábios, a parte interna das bochechas, o céu da boca, a língua e as gengivas. Verifique se há manchas ou caroços que não cicatrizam em até 15 dias”, orienta Sassi. Em caso de constatação de algum desses sintomas, o paciente deve procurar atendimento com um dentista o mais breve possível.

Para obter mais informações sobre a campanha do hospital, basta entrar em contato por meio do telefone (41) 3361-5000.

Prevenção do HPV

O câncer de boca também está relacionado ao vírus do HPV. Contraída sexualmente, a doença pode gerar lesões no céu na boca, na gengiva e na língua que, eventualmente, podem se tornar cancerígenas. Por isso, além da prática sexual com camisinha, é recomendado que a população procure tomar a vacina contra o HPV. Até o dia 30 de novembro, a vacina pode ser tomada gratuitamente, por pessoas de até 26 anos incompletos, nas Unidades Básicas de Saúde de Curitiba.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]