• Carregando...
Morte aconteceu na Praça Tiradentes. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Morte aconteceu na Praça Tiradentes.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O frio fez sua primeira vítima em Curitiba. Um homem em situação de rua morreu na Praça Tiradentes, na região central da cidade, na madrugada desta quarta-feira (19). O fato foi informado pelo próprio prefeito Rafael Greca em seu perfil no Facebook, que apontou que o rapaz teria negado o atendimento da Fundação de Ação Social (FAS) na noite anterior.

- Blog Caixa Zero - Greca culpa a própria vítima por ter morrido de frio

Ainda segundo Greca, a vítima teria recusado o atendimento “por estar fortemente drogado e alcoolizado”. Inicialmente, o prefeito citou hipotermia e convulsões como causas da morte, mas a publicação logo foi e editada e atualmente só cita as convulsões. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, é preciso aguardar o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para definir o motivo.

No entanto, o prefeito aproveitou o ocorrido para criticar quem se opõem aos recolhimentos compulsórios. “Não queremos perder ninguém por abandono, mas as forças do mal insistem no ‘direito’ de permanecer na rua”, diz no texto.

Ele destaca ainda que o homem que morreu na praça não foi o único a negar o serviço da prefeitura na noite gelada em que Curitiba registrou temperaturas negativas. Das 195 solicitações de atendimento feitas à Central 156 no período, 55 pessoas em situação de rua recursaram acompanhar os assistentes da FAS. Outras 58 foram encaminhadas até centros de apoio e outras 68 não encontraram ninguém. “Às 4h da manhã, 95% das vagas oferecidas já estavam ocupadas”, diz Greca.

Ainda nesta semana, a prefeitura anunciou a intensificação dos atendimentos à população de rua na capital, fazendo serviços de busca ativa, ou seja, rondando a região central em busca de pessoas que precisem de atendimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]