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| Foto: Raquel Derevecki/Gazeta do Povo

Curitibanos que procuraram a unidade da Secretaria de Finanças na Rua da Cidadania do Boqueirão nesta quarta-feira (7) para solicitar a revisão de possíveis erros na cobrança do IPTU ou na Taxa de Coleta de Lixo (TCL) levaram quase oito horas para serem atendimento. Na unidade da Rua da Cidadania do Boqueirão, 256 senhas foram distribuídas até as 15h, mas, às 16h30, apenas as primeiras 90 senhas tinham sido chamadas em um dos três guichês de atendimento da unidade.

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A técnica em edificações Ana Célia de Medeiros, 27 anos, estava entre essas pessoas. Por volta das 9h, ela conseguiu retirar a senha de número 86 para tratar a respeito de alguns terrenos pertencentes à empresa que trabalha. No entanto, não esperava que perderia o dia inteiro na fila. “Só fui atendida 16h30”, conta a jovem, que solicitou revisão da taxa de lixo. “Estão cobrando essa taxa, mas não há residências nos terrenos, então nem gera lixo”, reclamou.

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O marceneiro aposentado Luis Custódio, de 70 anos, também enfrentou a fila para revisar a nova taxa e verificar se o valor do IPTU de sua residência está correto. “Eu já pagava caro e agora quase dobrou. Será que consigo reverter isso?”, questionou o morador do Boqueirão, que chegou ao local às 8h30 e só foi atendido às 16h.

De acordo com a Secretaria de Finanças da prefeitura de Curitiba, um quarto funcionário foi remanejado de atividades administrativas durante o dia para auxiliar no atendimento. No entanto, a equipe da Gazeta do Povo esteve na Rua da Cidadania do Boqueirão às 16h e o local operava com apenas três atendentes. “A gente não nem tempo nem para ir ao banheiro porque o número de pessoas esperando é absurdo”, relatou um deles, que preferiu não se identificar.

Até o mês de dezembro de 2017, eram distribuídas em média 125 senhas por dia. Esse número aumentou para 200 senhas em janeiro e deve chegar a 300 nesta quinta-feira (8). Segundo a prefeitura de Curitiba, cada atendimento dura em média, 15 minutos, principalmente devido ao grande número de idosos que procura atendimento e necessita de maior atenção.

Prazo encerra na sexta-feira

Segundo o gerente da unidade do Boqueirão, Gildeon Ferreira, a demanda aumentou desde a última segunda-feira (5) devido à proximidade do encerramento do prazo para solicitação de revisão das taxas. “Nós atendemos normalmente das 9h às 17h, mas esta semana estendemos até 18h30, 19h porque não podemos encerrar nossas atividades enquanto as pessoas ainda tiverem senhas”, disse.

A abertura dos processos de revisão seguem até a próxima sexta-feira (9) em uma das dez Ruas da Cidadania localizadas em Curitiba. Para dar entrada no pedido, é preciso apresentar documentos pessoais (CPF e RG), além de comprovante de renda e o talão do IPTU. A prefeitura recomenda também seja levada uma descrição do imóvel. Certidões não serão aceitas. Saiba quem pode solicitar a isenção ou revisão das taxas.

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