• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A vida de Ivo Carlos Arnt não foi marcada apenas por uma única carreira. Ele foi médico, professor, produtor rural, administrador de um hotel ecológico, idealizador e mantenedor de uma casa de memórias. Sempre muito ligado à família e às histórias dela, queria registrar tudo. Em todas as festas, Ivo era o fotógrafo e cinegrafista oficial. Seu equipamento não era profissional, mas estava com ele em todas as oportunidades. As gravações só eram mostradas para a família tempos depois de feitas, para que todos relembrassem daqueles momentos felizes. Gostava também de se debruçar nas pesquisas sobre as suas origens. Descobriu registros e histórias que estavam quase se perdendo no tempo.

Conheceu a esposa, Regina, em meados dos anos 1950. O primeiro encontro foi durante um baile em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e, desde então, nunca mais se separaram. Casaram-se em 1961, depois de alguns anos de namoro. Tiveram dois filhos, Ivo Carlos e Lúcia Regina, além de cinco netos. Muito presente na vida de todos, Ivo gostava de participar, saber de tudo e, quando necessário, aconselhar. André, Nilo, Carlos, Rodrigo e Inara, seus cinco netos, tornaram-se suas grandes paixões.

O conhecimento da memória da família fazia com que fosse um grande contador de histórias. Seu avô, Carlos Herrmann, era o centro de muitas delas. Contava sempre da preocupação dele com ventos frios e os problemas que poderiam causar. Por onde passava, repetia a frase do avô: preferia um inimigo pela frente do que um vento pelas costas. A preocupação virou uma das manias de Ivo. Ao chegar aos lugares, ia logo fechando todas as portas e janelas.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Durante a vida cultivou outras tantas manias. Uma delas era com seus carros, pois as placas dos automóveis tinham de conter números que somassem ou fossem múltiplos de sete. Era também um grande colecionador. Ivo tinha um pouco de tudo em sua casa: selos, canetas, cartões-postais, moedas e muitos outros objetos.

Era também um orquidófilo e mantinha um jardim de inverno com os mais variados tipos da planta. O hábito de cultivar as orquídeas também veio de família; ele repetia sempre a frase de sua tia, Carolina Herrmann: só estava feliz entre as flores.

Natural de Porto Alegre (RS), chegou a Curitiba com 28 anos, já formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aqui se especializou em ginecologia e pode se tornar doutor em sua área pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na qual se tornou professor de tocoginecologia e de reprodução humana. Deu aulas também na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ainda participou ativamente de conselhos, sociedade e instituições médicas.

Ivo nunca gostou de ficar parado. Após a aposentadoria da medicina e da educação, passou a se dedicar ao campo. Virou produtor rural na região de Tibagi, nos Campos Gerais, e ficou conhecido por ser um dos únicos produtores brasileiros do gado Pinzgauer, raça austríaca. Dedicou-se também à silvicultura, plantio de reflorestamento, sempre pensando na preservação da natureza, outra de suas paixões.

Com a filha Lúcia, ele assumiu o controle do projeto Itáytiba Ecoturismo, um grande complexo de turismo ecológico e rural localizado entre o Rio Iapó e o Canyon Guartelá. De todo o projeto, seu grande xodó era a “Casa de Memórias Nhá Tota”, idealizada e mantida por ele. O espaço fica dentro do Parque Vô Ivo, nomeado em sua homenagem, e se tornou uma espécie de museu para preservar a história da região. O acervo de mais de 10 mil peças foi formado em grande parte por suas próprias coleções.

Ivo tinha uma grande paixão pela escrita. Desde muito jovem, escrevia um pouco de tudo. Começou com as homenagens aos familiares e amigos e passou a fazer centenas de publicações científicas em revistas. Escreveu também diversos livros sobre a medicina e a família.

Aos 79 anos, já tinha alguns problemas no coração, mas não costumava se queixar das doenças. Sofreu um ataque cardíaco, que resultou em uma embolia pulmonar, em 28 de junho. Deixa a esposa, dois filhos e cinco netos.

Dia 28 de junho, aos 79 anos, de complicações cardiorrespiratórias, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 03/07/2015

Alma Edla Atkinson, 88 anos. Profissão: confeiteira. Filiação: Frederico Carlos Dieterich e Maria Dieterich. Sepultamento hoje, em local a definir.

Altevir Carlos Pereira, 72 anos. Profissão: motorista. Filiação: David Pereira e Ione Matto Pereira. Sepultamento ontem.

Álvaro Felipe Kasecker, 27 anos. Profissão: artista. Filiação: João Marmo Kasecker e Maria Cleusa Zanin Kasecker. Sepultamento ontem.

Antônio Adil Prestes de Souza, 59 anos. Profissão: empresário. Filiação: Aníbal Prestes de Souza e Alzira Veiga de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Antônio Viana, 75 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Viana e Maria Serone. Sepultamento ontem.

Ari da Costa Ribas, 89 anos. Profissão: motorista. Filiação: Manoel da Costa Ribas e Francisca da Costa Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Bernadete Bueno Gervickas, 52 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Honório Bueno de Andrade e Rozalia de Andrade. Sepultamento ontem.

Carmem Celina Zimmer, 49 anos. Filiação: Aroni Guilherme Zimmer e Vergínia da Luz Zimmer. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo de Protestante.

Cecília Inácio de Faria, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Izidoro Ignácio de Faria e Carlinda Gatto. Sepultamento ontem.

Custodio de Ferreira Bandeira Neto, 68 anos. Profissão: securitário. Filiação: João Zenon de Ferreira Bandeira e Marília Paiva de Ferreira Bandeira. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Doris Cleusa de Oliveira Santos, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Plinio de Oliveira Santos e Jacyra Lourenço dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Douglas de Amorin, 32 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Denir de Amorin e Jorgina Aparecida do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária do Uberaba.

Edson Vieira de Oliveira, 33 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Nelson Ferreira de Oliveira e Aparecida Vieira de Oliveira. Sepultamento ontem.

Elza Sueli Camargo Alves, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Frederico Américo Alves e Joaquina Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Hermes Cândido de Sá, 81 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Antônio Cândido de Sá e Benvinda Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Hilda Posanski, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gustavo Posanski e Luíza Nata Teske. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Iracema de Oliveira Barreto, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jovalina Soares de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo de residência.

Irma Burlin Ferreira, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Armis Burlin e Nilsa Maria Artuso Burlin. Sepultamento ontem.

João Batista Rosa Aquino, 72 anos. Profissão: sapateiro. Filiação: Hilario Aquino e Marlene Rosa Aquino. Sepultamento ontem.

João Paulo Ferreira dos Santos, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Joaquim Moreira dos Santos e Ivonete Ferreira dos Santos. Sepultamento ontem.

João dos Santos, 79 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Bento Fortunato dos Santos e Viriliana Borges dos Santos. Sepultamento ontem.

Jorge Pereira Marcondes, 67 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Sebastião Pereira Marcondes e Maria Ferreira Marcondes. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de Capela Mortuária no Tatuquara.

Lídia Clair Romero, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ferrari e Helena Ferrari. Sepultamento ontem.

Lorenzo Flores Vale, 2 meses. Filiação: Oseias Pereira Vale e Raquel de Camargo Flores Vale. Sepultamento ontem.

Lucas Lica, 31 anos. Profissão: militar. Filiação: Tomas Lica Neto e Arair do Pilar da Silva Lica. Sepultamento ontem.

Lucas Terra de Oliveira, 19 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Clodoaldo Albino de Oliveira e Eliane Gomes Terra. Sepultamento ontem.

Maria Carmem Moreno Delgado, 77 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio Joaquim Moreno e Maria Deobina Moreno. Sepultamento ontem.

Maria de Andrade Cordeiro, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Orlando Gentil de Andrade Cordeiro e Senhorinha Policarpo de Andrade. Sepultamento hoje, no Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Maria de Lourdes Tavares Bett, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Teodoro dos Santos Tavares e Rosalina Suchow. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Mário Batista Cruz, 46 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Cândido Ribas da Cruz e Elvira Ribas da Cruz. Sepultamento ontem.

Micaela Francisca de Sá Arrais, 23 anos. Profissão: recepcionista. Filiação: Antônio Santo de Paulo Arrais e Francisca de Sá Arrais Filha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Nilza Aparecida de Souza Zanquettin, 48 anos. Profissão: artista. Filiação: Ary Pedro de Souza e Maria Nunes Correa de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo de local a ser designado.

Nivaldo Machado Lisboa, 78 anos. Profissão: mecânico industrial. Filiação: Pedro Alves de Lisboa e Carmelina Machado. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Aposte, em Telêmaco Borba.

Oscar Lorena Peters, 92 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Alfredo Lorena Peters e Cecília Gomes Peters. Sepultamento ontem.

Palmira Gigel Tanner, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Roberto Gigel e Eliza de Paula Gigel. Sepultamento ontem.

Regina Karwel, 65 anos. Filiação: Czeslau Karwel e Helena Karwel. Sepultamento ontem.

Teresa Choucino Santiago de Soto, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Wenceslao Choucino Casal e Manuela Santiago Blanco. Sepultamento ontem.

Terezinha Ribeiro, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ribeiro e Rosalina Ribeiro. Sepultamento ontem.

Theobaldo Santos, 86 anos. Profissão: motorista. Filiação: Otávio Santos e Carlota Rusch Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Tomaz Carlos de Castro, 73 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Carlos de Castro e Miguelina Kluski de Castro. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária, saindo de residência.

Valmor Luiz da Veiga, 63 anos. Profissão: gerente comercial. Filiação: Luiz Augusto da Veiga e Elsa Wan Dall da Veiga. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Vanderlei Carvalho da Rocha, 57 anos. Filiação: José Dias da Rocha e Maria de Lourdes Carvalho. Sepultamento ontem.

Verônica Rezende Ribas, 64 anos. Profissão: assistente. Filiação: Reimundo Cardozo e Marcilia Ferreira. Sepultamento ontem.

Willian Tiago Soares, 27 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Marlene Soares. Sepultamento ontem.

Yara Bialli Jorge, 5 meses. Filiação: Marcos Antônio Jorge e Cristiane Bialli Kaminski Jorge. Sepultamento hoje, Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo de local a ser designado.

Zilda Gomes da Silva, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Gomes da Silva e Ana Maria da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Umuarama.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]