• Carregando...
Neve de 1928: boneco de neve sendo montando e arredores do prédio histórico da UFPR cobertos de branco. | Reprodução MIS/Reprodução UFPR
Neve de 1928: boneco de neve sendo montando e arredores do prédio histórico da UFPR cobertos de branco.| Foto: Reprodução MIS/Reprodução UFPR

Depois de Curitiba registrar o dia mais frio do ano nesta quarta-feira (19), a possibilidade de neve continua sendo assunto recorrente na cidade - o que torna inevitável a lembrança do episódio de nevasca do dia 17 de julho 1975 na cidade. Apesar de icônico, o episódio não foi o momento com maior quantidade de neve na capital. Em julho de 1928, outra tempestade que cobriu a cidade de branco chegou acontecer durante dois dias.

Veja fotos e vídeos da nevasca de 1928 em Curitiba

Leia também: Cascata congelada e mais 6 fatos sobre o frio no RS, em SC e no PR

Praça Tiradentes, coberta de neve na manhã de 1º de agosto de 1928.Cid Destefani/Coluna Nostalgia

Apesar das dificuldades de realizar registros fotográficos na época, algumas imagens dos momentos da neve de 1928 conseguem ser encontradas. Cenas que vão de construção de bonecos a guerra de bolas de neve, por exemplo, podem ser vistas em um vídeo compartilhado pelo Museu da Imagem e do Som, no Facebook. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), enquanto isso, resgatou e disponibilizou em sua página na rede social uma fotografia que mostra os arredores do prédio histórico totalmente cobertos pelo banco dos cristais gelados.

Geada pinta Parque Barigui de branco; veja imagem aérea em 360º

Leia a matéria completa

50 cm de neve

Conforme contou Cid Destefani, em texto de 2013 da coluna Nostalgia, a neve de 1928 começou a se precipitar às 8 horas da noite do dia 31 de julho daquele ano. Os flocos caíram até o amanhecer do dia 1º de agosto, quando a cobertura chegou a ter 50 centímetros de altura. Regiões do norte da cidade, como o Bacacheri e a Colônia Argelina, foram as áreas mais atingidas. Já no Centro, a cidade ficou branca de neve embaixo de bruma.

Veja imagens da nevasca de 1928 em Curitiba

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]