Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

imunização

Vacina BCG volta a ser aplicada em todos os postos de saúde de Curitiba; veja o cronograma

Essencial para prevenir tuberculose, dose aplicada em recém-nascidos estava com estoque reduzido

  • Gazeta do Povo
 | Bigstock
Bigstock
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Depois de passar mais de dois meses com estoque reduzido em Curitiba, a vacina BCG volta a ser oferecida, ao longo dessa semana, em todas as unidades de saúde da capital. Uma das principais etapas de imunização de recém-nascidos, a BCG estava sendo, desde fevereiro, disponibilizada em apenas 13 dos 111 postos da cidade. A redução se devia a um contingenciamento de doses, pelo Ministério da Saúde, enquanto a vacina de um novo fornecedor era testada e analisada.

Essencial para a prevenção contra a tuberculose, a BCG continuará sendo aplicada em dias específicos (confira o calendário abaixo), apesar de voltar a atender todos os endereços da saúde municipal. Algumas unidades fazem a vacinação uma vez por semana, outras duas ou uma vez ao mês. O esquema é feito para evitar desperdícios, já que cada frasco do medicamento contém 10 aplicações e deve ser utilizado em até seis horas - após esse prazo, o conteúdo se estraga.

Leia também: Antes de vacinar BCG, contra tuberculose, converse com o pediatra da criança

Inicialmente, o Ministério da Saúde havia previsto que a normalização do repasse de doses aconteceria ainda em fevereiro. O prazo, porém, não foi seguido. A prefeitura, enquanto isso, garante que nenhum recém-nascido foi prejudicado pela redução. “Apesar da vacina ser tradicionalmente aplicada no primeiro mês de vida da criança, pode ser feita até os quatro anos de idade sem prejuízo à saúde do bebê”, explicou Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretária Municipal de Saúde.

Veja o novo cronograma de vacinação da BCG em Curitiba:

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Curitiba

PUBLICIDADE