Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

fazendo o pacote de dados render

5 dicas para economizar internet no celular

Conheça algumas práticas que podem ajudar a diminuir o consumo do pacote de dados da operadora

  • Da Redação
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Daniel Castellano/Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Portátil e mais acessível do que outras ferramentas de navegação, o celular é o dispositivo mais usado para acessar a internet no Brasil, sendo o escolhido por 92,1% dos internautas, de acordo com dados de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para manter-se sempre conectado, no entanto, algumas práticas para economizar a franquia dados contratada pela operadora são necessárias. Especialmente para quem depende de pacotes fixos de internet para navegar, com planos pré-pago ou controle que podem terminar antes do previsto.

Pensando nisso, a Gazeta do Povo selecionou cinco dicas simples que irão otimizar a maneira com que você navega na internet pelo celular. Confira:

1) Diminua a visualização de fotos e vídeos

Baixar ou simplesmente visualizar fotos e vídeos está entre as tarefas que mais consomem dados móveis, por isso devem ser evitadas longe de redes Wi-Fi. E, muitas vezes, alguns aplicativos estão habilitados para realizar o download de mídias automaticamente. No Whatsapp, por exemplo, essa função pode ser desativada dentro do menu de configurações do app, em “Opções de conversa”, na parte de “Quando utilizar a rede de dados”. Para economizar internet no celular, é possível escolher que esses recursos sejam ativados apenas quando o aparelho estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Saber quais aplicativos mais exigem da franquia, para evitá-los, também é válido. O Facebook, por exemplo, foi eleito o aplicativo que mais consumia dados em 2016, de acordo com relatório elaborado pela produtora de softwares AVG.

2) Cuidado com download e atualização de apps

Muitas vezes a atualização de aplicativos está habilitada para ser feita de maneira automática no celular. Esses softwares podem ser bem pesados, por isso uma dica importante é configurar o aparelho para que faça upgrades apenas quando o usuário solicitar - e que isso aconteça quando uma conexão Wi-Fi estiver disponível. A mesma ideia vale para o download inicial dos programas, prática que pode ajudar muito a economizar internet no celular.

3) Ative opções de economia de dados em aplicativos

Economizar internet no celular pode ser muito mais fácil com a ajuda de recursos disponibilizados pelos próprios aplicativos instalados no aparelho. Vale a pena procurar nos menus de todos os softwares se há alguma opção de economia. No navegador Google Chrome, por exemplo, acesse “Menu”, e, em “Configurações”, selecione “Reduzir dados”.

No aplicativo do Twitter, é possível desativar a visualização de imagens em “Configurações” > “Dados” > “Visualização de imagem no histórico”. Com, isso, apenas os textos são exibidos, o que ajuda a gastar menos dados. Também há a opção de deixar a reprodução automática de vídeos apenas para quando o celular estiver ligado em uma rede Wi-Fi.

Já no Snapchat, a internet pode ser economizada por meio do uso do “Modo Viagem”, função que desabilita o carregamento automático de histórias do aplicativo. O recurso pode ser encontrado no menu, em “Serviços adicionais” > “Gerenciar” > “Modo viagem”.

4 ) Controle o uso de dados pelo próprio celular

No sistema IOS, basta entrar no menu “Ajustes” e selecionar “Celular”. Nesse menu, na parte de “Uso dos dados celulares” é exibida a quantidade de dados móveis utilizados pelo sistema. A dica é clicar em “Redefinir estatísticas”, opção disponível no fim do menu, no dia em que o pacote de dados da operadora começar a valer, para que a contagem seja efetiva.

Já no sistema Android, basta acessar o menu “Configurações” e, em seguida, o item “Utilização de dados”. Na seção, é possível visualizar quais aplicativos usaram mais dados, além de definir limites de consumo.

5) Use aplicativos de monitoramento de consumo

Vários aplicativos também funcionam como monitores de consumo de dados. O Onavo, por exemplo, ajuda a economizar em todos os aplicativos do sistema, comprimindo e otimizando as informações que trafegam entre o usuário e a internet. O Onavo está disponível para Android e iPhone através do site oficial. Confira algumas opções:

Onavo: download para Android

Mobile Counter 2: download para Android

Data Monitor: download para iPhone

My Data Manager: download para iPhone | download para Android

Colaborou: Cecília Tümler

o que você achou?

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE