• Carregando...
Joinville tinha atraído nos últimos anos grandes empresas, como a GM, que iniciou atividades em 2013 | Divulgação/Chevrolet
Joinville tinha atraído nos últimos anos grandes empresas, como a GM, que iniciou atividades em 2013| Foto: Divulgação/Chevrolet

Polo industrial da região Sul, a cidade catarinense de Joinville passou a conviver em 2015 com demissões e redução generalizada de atividades nas fábricas.

Maior município de Santa Catarina e com tradição no setor metal-mecânico, Joinville tinha atraído nos últimos anos grandes empresas, como a GM, que iniciou atividades em 2013, e a BMW – que abriu unidade em 2014 na vizinha Araquari. Agora, diante da crise econômica no país, o cenário é de incerteza e freio nas atividades.

Dados do Ministério do Trabalho apontam que o município perdeu quase 1.300 vagas na indústria de transformação no mês de junho. É o pior saldo pelo menos desde 2007.

A Fundição Tupy, maior empregadora da cidade, foi uma das que concederam férias coletivas. Desde junho, interrompeu as atividades na cidade catarinense e em Mauá (Grande SP), sob justificativa de implementar um novo sistema de gestão. Cerca de 4.100 empregados em Santa Catarina estão em esquema de revezamento.

Percepção do consumidor sobre economia é a pior desde 2005, diz FGV

Ao todo, 82,7% das famílias apontam que a situação da economia é ruim

Leia a matéria completa

A Tigre Tubos e Conexões, fundada em Joinville nos anos 1940, demitiu 165 funcionários de seus 1.800 trabalhadores no município.

Segundo o sindicato dos trabalhadores, para evitar cortes as empresas articularam acordos para redução de salários e jornada de trabalho. Ainda de acordo com os sindicalistas, esquemas de rodízios e antecipação de folgas do próximo ano estão em vigor em grandes empresas, como a Docol Metais Sanitários, a fabricante de compressores Schulz e a Ciser Parafusos. As indústrias evitam confirmar os detalhes.

Efeito cascata

Os mais afetados pela crise, no entanto, são os fornecedores das grandes indústrias, onde já há casos de falência. “As pequenas dependem das grandes. Muitas são prestadoras de serviços ou fornecedoras de subprodutos. É um efeito cascata”, diz Célio Valcania, da associação de microempresas da cidade.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, Luiz Kunde, diz que as consequências em Joinville da situação da economia são mais intensas porque produtos fabricados na região estão entre os mais prejudicados na crise.

“Estamos passando por uma redução forte no nível de consumo, especialmente nas linhas brancas de eletrodomésticos e veículos, para qual nossa indústria produz. Uma coisa vai puxando outra”, afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]