Focus
Analistas ouvidos no Relatório Focus projetam inflação em 5,93% em 2023 e PIB com alta de 0,90%.| Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas / arquivo / Gazeta do Povo

Analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central projetam que a inflação vai terminar o ano em 5,93%, 0,02 ponto porcentual a menos na comparação com o previsto na semana passada, de acordo com o relatório Focus publicado na manhã desta segunda (27).

No entanto, segundo os agentes ouvidos pelo BC, a inflação nos próximos dois anos deve ter uma leve alta de 4,13% em 2024 (0,02 % a mais do previsto na semana passada) e de 4% em 2025 (+0,1%) (veja na íntegra).

Já o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) também tem uma perspectiva de melhora e alcança 0,90%, 0,02 ponto porcentual a mais do que no relatório anterior.

Por outro lado, os analistas do mercado acreditam que o Comitê de Política Monetária vai diminuir a taxa de juros Selic a 12,75% ao ano pela sexta semana, mesmo com a sinalização dada na semana passada de que a autoridade monetária pode fazer novos ajustes. A expectativa é de que o Copom divulgue a ata da reunião nesta terça (28) com detalhes da decisão e perspectivas para o ano.