Diante de cerca de 30 reclamações de consumidores insatisfeitos com uma propaganda da marca O Boticário que mostra casais gays, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu nesta terça-feira (2) um processo ético para analisar o comercial.
Divulgado no último dia 25, o filme, que retrata a troca de presentes entre casais hétero e homossexuais no Dia dos Namorados, gerou uma campanha homofóbica e ameaças de boicote na internet. Grupos conservadores se mobilizaram para aumentar a reprovação ao vídeo no YouTube.
Segundo o Conar, consumidores contestam a moralidade da propaganda e pedem que ela seja retirada do ar. A organização vai nomear um membro do conselho de ética como relator da análise, que deve durar cerca de 45 dias.
Em seguida, a peça será julgada por um colegiado, com base na interpretação dos conselheiros e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. O documento não tem recomendações expressas sobre a veiculação de cenas que envolvam homossexuais na publicidade.
Durante o processo, a propaganda poderá continuar sendo exibida.
Resposta
Em nota sobre a reação negativa ao filme, O Boticário afirmou que “acredita na beleza das relações”.
A proposta da campanha é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor, independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual, representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados”, defendeu a empresa.
Apoio
Na onda da mobilização gerada na internet pela propaganda de O Boticário, a Motorola aderiu também à publicidade “colorida” e fez barulho na web.
Em suas redes oficiais, a empresa divulgou nesta terça-feira (4) a campanha “#EscolhaOAmor”, uma animação que mostra uma passeata de celebração da diversidade. A gigante de tecnologia também mudou temporariamente seu logo para uma versão ilustrada.
“Escolha amar quem te completa, quem te faz feliz. Escolha amar da sua maneira, pode ser de um jeito intenso ou sereno”, diz o anúncio.
Segundo a marca, a propaganda não é uma reação ao comercial para o Dia dos Namorados da produtora de cosméticos, mas sim uma ação promocional agendada da 19ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, marcada para o dia 7 de junho, na avenida Paulista.
A empresa irá instalar pontos wi-fi e distribuir anúncios no trajeto do evento.
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