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| Foto: ED JONES/AFP

A Samsung confirmou nesta terça-feira (11) o fiasco do lançamento do Galaxy Note 7 ao suspender a produção do smarpthone, pedir a seus parceiros que interrompam a venda do aparelho e recomendar aos usuários que desliguem o celular por conta do risco de explosão.

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“Reajustamos recentemente os volumes da produção para realizar uma exaustiva investigação e um controle de qualidade, mas ao considerar prioritária a segurança do consumidor, adotamos a decisão final de interromper a produção do Galaxy Note 7”, afirma a empresa sul-coreana em um comunicado.

A gigante sul-coreana tenta agora limitar as repercussões para sua imagem do escândalo das baterias explosivas, um dos maiores reveses comerciais da empresa, em um momento de concorrência exacerbada.

A decisão foi elogiada pela Agência Americana de Segurança do Consumidor, que advertiu contra os riscos do “phablet”, como são chamados os modelos que ficam no meio do caminho entre os smartphones e os tablets.

O anúncio da principal fabricante mundial de smartphones provocou uma forte queda de 8% das ações da Samsung na Bolsa de Seul.

Imagens de celulares queimados repercutiram nas redes sociais nas últimas semanasReprodução/AFP

Com a decisão, a Samsung comprova a derrocada do Galaxy Note 7, lançado com grande expectativa pela Samsung em agosto, com a esperança de pressionar sua grande rival Apple.

A Samsung se viu forçada a ordenar em 2 de setembro um recall em escala mundial de 2,5 milhões de unidades do Note 7, depois que alguns celulares pegaram fogo com a explosão da bateria no momento de recarregar o aparelho.

As imagens de telefones completamente queimados, que circularam nas redes sociais por todo o planeta nas últimas semanas, representaram uma grande humilhação para uma empresa que afirma ser inovadora e prezar pela qualidade.

Gestão de crise desastrosa

A gestão da crise pela Samsung também foi muito criticada, já que o grupo reconheceu de forma implícita nesta terça-feira pela primeira vez que os aparelhos distribuídos para substituir os primeiros milhões de exemplares vendidos também tinham problemas.

“Na primeira vez é possível pensar em um erro. Mas se você repete duas vezes o mesmo erro no mesmo modelo, isto gera uma considerável perda de confiança dos consumidores”, afirma Greg Roh, da HMC Investment Securities. “O motivo dos consumidores decidirem pela Apple ou Samsung é a confiabilidade do produto. Nesta situação, o dano em termos de imagem será inevitável e a Samsung terá que trabalhar muito para inverter a tendência”, completa.

No domingo, a gigante americana das telecomunicações AT&T e sua concorrente alemã T-Mobile anunciaram que estavam interrompendo as operações com os Galaxy Note 7 à espera de investigações adicionais.

Linda Sui, especialista em telefonia móvel na Strategy Analytics, calcula que o caso pode custar à Samsung “US$ 10 bilhões ou mais”.

O fracasso do Note 7 é ainda mais inquietante por acontecer em um momento crítico para o grupo, que enfrenta uma transição complicada de gerações em sua direção. Na semana passada, o fundo americano Elliott Management jogou mais lenha na fogueira ao propor a divisão do grupo em duas empresas independentes.

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