Entender a fundo o funcionamento do negócio, assim como seus fatores de sucesso, são as duas atribuições mais importantes para empreendedores que pretendem encontrar o ponto comercial perfeito. Considerada uma das decisões mais significativas para uma empresa nascente, a escolha da localização precisa levar em consideração, além das particularidades do negócio, as características do público-alvo e a quantidade necessária de clientes para tornar o empreendimento rentável.
Para Susana Figoli, diretora da empresa especializada em inteligência geográfica de mercado Geofusion, o processo deve começar com este entendimento da organização para só então partir efetivamente para uma análise do mercado e das regiões da cidade. “É preciso conhecer bem o negócio e seu público-alvo para que seja possível entender em quais regiões da cidade circulam estas pessoas, e consequentemente onde está o maior potencial de mercado para a empresa,” explica Susana.
7 ideias de negócio para começar sozinho
Leia a matéria completaJunto do perfil do cliente, os hábitos de consumo no segmento de atuação da marca também são determinantes para esta pesquisa de localização. Para a consultora do Sebrae PR, Fernanda Pesarini, a maneira como as pessoas compram determinados produtos e serviços influencia no processo de escolha do ponto. “Produtos com venda por impulso, por exemplo, precisam estar em um local com um fluxo maior de pessoas a pé,” comenta Fernanda.
Entendendo a região
A partir desta compreensão inicial do público-alvo, o procedimento deve seguir para um mapeamento da cidade para indica qual a região de maior interesse. Uma vez que esta decisão tenha sido tomada, o foco do empreendedor deve ser de entender a fundo a localidade e as ruas disponíveis. Entre os principais fatores nesta análise podemos destacar o entendimento da concorrência, a circulação de pessoas, as tendências de crescimento previstas no plano diretor da cidade, a legislação de zoneamento, e até mesmo quais outros negócios no entorno podem ter sinergia com o seu.
De acordo com a diretora da consultoria Geofusion, Susana Figoli, para que esta compreensão seja completa, o ideal é visitar os locais pretendidos em dias e horários distintos para entender a dinâmica da região. “É fundamental ir até o lugar para entender o fluxo daquela localização em cada horário e dia da semana, pois isto pode influenciar diretamente no sucesso do negócio que vai ser instalado,” comenta Susana.
Caso haja a hipótese de ser um ponto “micado”, saber quem já passou pelo imóvel pretendido, assim como o histórico da região e dos negócios no entorno, é um bom complemento para o diagnóstico do local. Para a consultora Fernanda Pesarini, algumas regiões não tem aptidão comercial e por isso a análise histórica faz ainda mais sentido. “É importante saber se o ponto é de fato ruim, pois em muitos casos o problema estava na gestão do negócio e não na localização,” finaliza.
Local ideal deve ser uma combinação entre espaço, conveniência e custo
Quando começou a buscar um imóvel que pudesse abrigar o Villa Coworking, o empreendedor Camilo Prado já sabia que precisava de um ponto comercial que combinasse um bom espaço para o negócio, com um custo acessível, e a conveniência para os potenciais consumidores. Segundo ele, para chegar a este contexto, conhecer o perfil dos profissionais que eles queriam atender foi fundamental. “Sabíamos desde o início quem eram os nossos clientes e quais características eles valorizam em um escritório de coworking”, conta Prado.
O início do processo, de acordo com ele, foi um mapeamento da concorrência, já que a intenção era instalar o negócio longe dos concorrentes e dos bairros com custo maior, ao mesmo tempo que mantinham uma relativa proximidade com o Centro de Curitiba. A escolha final foi por uma casa, no bairro Alto da XV, resultado de uma pesquisa que demorou cerca de quatro meses e rendeu visitas a 25 imóveis diferentes.
A localização também foi determinante para a escolha da nova unidade da Panificadora Cantinho do Sabor, mas diferente do Villa Coworking, o objetivo era a expandir o negócio sem perder os atuais clientes. De acordo com Mabili Ronqui, empreendedora que está à frente da padaria da família, foram quase três anos pesquisando até encontrar o espaço ideal. “Ficar no mesmo bairro era determinante para a manutenção da clientela que conquistamos até hoje,” comenta Mabili. “A diferença agora é que o novo espaço traz muito mais visibilidade para o negócio, já que fica em uma das ruas mais importantes da região.”
Para a consultora do Sebrae Paraná, Fernanda Pesarini, a maior dificuldade é encontrar um ponto comercial que reúna todos ao atributos, o que pode desmotivar os empreendedores e levá-los a uma avaliação inadequada. Por este motivo o planejamento é fundamental neste processo, e segundo Camilo Prado, deve ser feito levando em consideração as necessidades de espaço para o empreendimento, e não o contrário. “É preciso planejar o negócio já pensando nas características necessárias do imóvel, para só então correr atrás do lugar e esgotar todas as possibilidades antes de escolher,” finaliza.
-
Governo alarmou o mercado, mas tragédia no RS não afetará abastecimento de arroz no Brasil
-
Saiba quem é Magda Chambriard, indicada para substituir Prates na Petrobras
-
Ainda competitivo para 2026, Lula vê eleitorado dar mostras de cansaço com sua gestão
-
STF julga casos de assédio judicial contra jornalistas
Não vai faltar arroz no Brasil, apesar do governo Lula criar alarme no mercado
Tributaristas defendem que governo permita doação de Imposto de Renda para socorrer o RS
Risco de “farra fiscal” com medidas de ajuda ao RS preocupa economistas
Um BC dividido entre “bolsonaristas” e “lulistas”? O que revela a ata da última reunião
Deixe sua opinião