Nos últimos dois anos, a Sooro investiu R$ 35 milhões em novos equipamentos para a produção de Whey Protein Concentrate (WPC) – um concentrado de proteínas extraídas do soro do leite. Pioneira na fabricação do produto no Brasil, a empresa que funciona em Marechal Cândido Rondon já produz o concentrado desde 2011, mas com os novos investimentos vai aumentar a concentração de proteína Whey de 35% para até 80%.
Com esse investimento, além de fornecer matéria-prima para o setor de panificação e confeitaria, a empresa passa a focar também no segmento fitness, que exige maior concentração de proteína no composto. Segundo Hélio Alves Garcia, diretor-executivo da indústria, esse mercado tem crescido, em média, 30% ao ano. “O Brasil é um grande importador de Whey Protein e por enquanto o nosso produto é a única opção nacional no mercado”, conta.
A Sooro vai dobrar a capacidade de produção a partir do segundo semestre deste ano, passando de 750 para 1.500 toneladas por mês de soro do leite em pó. Com isso, a expectativa é elevar o faturamento da empresa, que foi de R$ 90 milhões, em 2015, para R$ 120 milhões, em 2016.
A estimativa da empresa é que o retorno desse investimento venha em oito anos, mas a fábrica já estuda a viabilidade de novos investimentos para a produção do concentrado com 90% de Whey Protein.
História
A Sooro foi fundada em 2001 com o objetivo de comercializar o soro do leite, que é um subproduto líquido obtido no processo de fabricação do queijo. No início dos negócios esta não era uma matéria-prima fácil de conseguir. Os produtores de queijo achavam a margem de lucro muito pequena para o trabalho e o investimento em equipamentos que eram exigidos. A Sooro, então, financiou a compra e a instalação de máquinas para pequenas propriedades fabricantes de queijo.
Em 2005, o volume de produção já não era suficiente para atender a demanda e foram feitos os primeiros investimentos em novos equipamentos. A partir de 2008 a situação mudou e a fábrica já estava com uma capacidade de produção maior do que os clientes podiam absorver. Nesse momento teve início um projeto para que a empresa pudesse realizar também a secagem do soro para fabricar produtos em pó e, com isso, ampliar seu mercado consumidor. A instalação da primeira torre de secagem aconteceu em 2011, mesma época em que começou a fabricação de Whey Protein.
Hoje, a empresa produz cinco diferentes produtos derivados do soro do leite e conta com uma equipe de aproximadamente 250 colaboradores diretos e estima gerar cerca de 200 empregos indiretos.
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