• Carregando...

A produção total de veículos no Brasil caiu 28,9% em fevereiro com relação ao mesmo mês do ano passado e contabilizou 200.111 unidades, informou nesta quinta-feira (5) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Vendas caem 28% e montadoras têm o pior fevereiro desde 2007

Com o desempenho fraco do mercado, as montadoras estão adotando medidas de corte de produção com lay-off, férias coletivas e programas de demissão voluntária

Leia a matéria completa

O número de fevereiro representa uma diminuição de 2,3% se comparado a janeiro, e com isso as unidades de montagem registraram seu quinto mês seguido reduzindo o ritmo de fabricação. A maior queda foi registrada na produção de caminhões, que caiu 48,7% em termos anualizados, enquanto em automóveis foi de 28,4%.

Influências

O presidente da Anfavea, Luiz Moan, disse que a produção de veículos atingiu o mesmo nível de 2009 e atribuiu o mal resultado a queda das vendas no mercado interno e a uma grande redução das exportações à Argentina, o principal cliente dos carros e caminhões brasileiros. As vendas no mercado nacional em fevereiro foram de 185.944 veículos, 28,3% a menos do que no mesmo mês de 2014 e 26,7% a menos do que em janeiro.

As exportações de veículos caíram 9,2% no ano e despencaram 91,8% em comparação a janeiro, com um total de 31.266 unidades.

O mercado interno foi afetado pelo fim dos subsídios que o governo concedeu nos últimos anos à compra de automóveis, além de ter sofrido com o encarecimento do crédito e o aumento das taxas de juros, que subiram até 12,75%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]