• Carregando...
No primeiro semestre, a oferta cresceu 2,84% chegando a 58 bilhões de assentos por quilômetro | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
No primeiro semestre, a oferta cresceu 2,84% chegando a 58 bilhões de assentos por quilômetro| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A desaceleração da economia já está sendo sentida no setor aéreo do país. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), divulgados nesta quinta-feira (23), no primeiro semestre deste ano a demanda por viagens cresceu 3,8%. Apesar do aumento, de acordo com a entidade, isso representa um decréscimo de 0,4 ponto percentual na taxa apresentada até maio.

“O cenário é de maior atenção para as companhias aéreas. Além da desaceleração da demanda, vimos uma redução do passageiro corporativo, principalmente, depois de meados do ano passado. Esse passageiro é o que traz mais rentabilidade para as empresas”, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

De acordo com dados da Abear, em janeiro o crescimento da demanda foi de 9%, já em junho a elevação foi de 1,74%.

“Com certeza não vamos ter a mesma taxa de crescimento da demanda do ano passado, há uma tendência de estabilidade. Cada empresa tem reações individuais, porque os modelos de negócios são distintos. É seguramente o ano mais difícil da última década”, ressaltou Sanovicz.

Na última segunda, a TAM anunciou a redução de até 10% na oferta de assentos no mercado doméstico para tentar estancar a desaceleração da demanda por viagens nesse ano.

1º semestre

No primeiro semestre, a oferta cresceu 2,84% chegando a 58 bilhões de assentos por quilômetro. Em 2014, esse indicador foi de 56,4 bilhões. A demanda no período foi de 46,41 bilhões de passageiros por quilômetro, alta de 3,78%.

Já em junho, a oferta aumentou 2,55%, chegando a 9,26 bilhões de assentos por quilômetro. A demanda foi de 7,21 bilhões de passageiros por quilômetro, alta de 1,74%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]