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Após um Natal fraco, as promoções para desencalhar os estoques do varejo favoreceram as vendas. O aumento no volume vendido foi de 0,8% em janeiro, após o tombo de 2,6% em dezembro, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira (13). Especialistas alertam, entretanto, que o resultado não altera o cenário pessimista para o setor.

Desaceleração em curso

Para a Fecomércio RJ, os números positivos de janeiro não mudam o quadro de desaceleração do setor e são um sinal de como será o ano. “Essa é a tendência para 2015: um varejo com resultados mais condizentes com a realidade econômica nacional, sem o descolamento observado em anos anteriores, tendo em vista que os problemas na economia já impactaram o emprego – variável fundamental para a confiança do consumidor”, informou, em nota.

“Se o varejo fechar o ano de 2015 com qualquer crescimento que seja, é algo a ser comemorado. O Produto Interno Bruto (PIB) negativo vai puxar o mercado de trabalho para baixo, a inflação está muito alta, o Banco Central vai continuar a aumentar os juros, assim como os bancos”, declarou o economista Fabio Bentes, da Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A entidade reduziu sua expectativa de alta nas vendas este ano de 1,7% para 1,0%.

Crescimento frágil

Embora o resultado do varejo em janeiro tenha sido positivo, ele não representa uma recuperação consistente na atividade do setor e, portanto, é insuficiente para melhorar as expectativas com relação à economia, corroborou o economista-chefe da Icatu Vanguarda, Rodrigo Melo. “O crescimento verificado no varejo é frágil”, afirmou Melo. Em relação a janeiro de 2014, o volume vendido pelo varejo cresceu apenas 0,6%, o pior desempenho para o mês desde 2003.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, a queda chegou a 4,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, o resultado mais baixo para janeiro em toda a série histórica da pesquisa, iniciada em 2001. “O resultado não indica, em absoluto, uma tendência de melhora ao longo do ano. Pelo contrário, os fundamentos continuam muito ruins e não há perspectiva de um gatilho que reverta o pessimismo das famílias no curto prazo”, diz relatório da Tendências Consultoria Integrada.

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