• Carregando...
Colégio Estadual do Paraná , que também está ocupado, é um dos  principais locais de prova do Enem. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Colégio Estadual do Paraná , que também está ocupado, é um dos principais locais de prova do Enem.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A divulgação dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2016 (Enem) será realizada na quarta-feira (19), às 15 horas, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Universidade (Inep) – a expectativa era de que a consulta dos locais estaria liberada na terça-feira (18), data divulgada pela diretora de gestão de planejamento do Ministério da Educação, Eunice Santos, durante evento em São Paulo há duas semanas. De acordo com o Inep, porém, a declaração se tratava de uma informação extraoficial. Também às 15 horas, o ministro da Educação, Mendonça Filho e a presidente do Inep, Maria Inês Fini, concederão entrevista coletiva para divulgar detalhes da aplicação do exame, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

Os participantes poderão acessar os dados do cartão de participação, que indica o seu local de prova, pelo site ou aplicativo do exame. Assim como no ano passado, o cartão de participação não será impresso.

Segundo o Inep, o “atraso” na divulgação não tem relação com a ocupação das escolas no Paraná. O balanço até o momento é de 650 instituições ocupadas em todo o estado. No entanto, segundo a secretária de Educação do Paraná, Ana Seres, a Seed precisaria repassar a lista de escolas disponíveis para a realização da prova até amanhã (quarta, 19) . Para isso,a secretária precisa de um posicionamento dos alunos que ocupam as escolas para confirmar se o espaço será liberado ou não para a aplicação da prova. De acordo com o Inep, 419.239 mil alunos estão inscritos para o Enem no estado.

“Eu também convidei o Matheus (Matheus dos Santos, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas - Upes) para conversar. Sobre a aplicação do Enem, eu preciso quarta-feira informar as escolas que estão disponíveis, senão nós vamos ter de improvisar outros espaços. E ele me disse que daria uma resposta na segunda-feira (17), o que não aconteceu. Já tenho informações, não dele, mas de outras pessoas, que terá uma assembleia sexta-feira (21), de que só após a assembleia irão deliberar.”

O presidente da Upes confirma que recebeu o convite da secretária, mas reforça que os estudantes ainda não tomaram nenhuma decisão sobre a liberação das salas para a realização do Enem – a assembleia, segundo ele, deve ocorrer essa semana, ainda sem data definida. “Temos que primeiro conversar com os estudantes. Só então sairá a definição”, ressalta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]