• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

O resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já está disponível no site do programa. A relação dos estudantes pré-selecionados para obter o financiamento já no primeiro semestre de 2017, assim como a dos que estão na lista de espera, foi disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13). O resultado também pode ser consultado na instituição em que o candidato fez sua inscrição.

Nesta edição, o Fies ofertou 150 mil novas vagas. Os estudantes pré-selecionados na chamada única deverão concluir a inscrição no SisFies entre esta terça-feira (14) e o próximo dia 20 de fevereiro. Para os que ficaram na lista de espera, o prazo para concluir a inscrição é o dia 3 de março.

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior com taxa de juros de 6,5% ao ano. Para concorrer, o candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Ele também precisa ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas, além de não ter zerado a redação.

O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento, cujo limite mensal passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil.

A oferta de vagas do Fies dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do MEC.

Prouni

Os candidatos pré-selecionados para receber as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta segunda-feira (13) para comprovar as informações prestadas na inscrição. A exceção fica para os estudantes do Espírito Santo, para os quais o MEC estendeu o prazo até quarta-feira (15), em decorrência da situação da segurança pública no estado.

Para comprovar as informações, o estudante deve comparecer à instituição de ensino para a qual foi selecionado e apresentar seus documentos originais de identificação e os de membros de sua família, comprovantes de conclusão do ensino médio, de rendimentos e, quando for o caso, de separação, divórcio ou morte dos pais. A relação completa dos documentos pode ser consultada na página do Prouni.

A divulgação do resultado da segunda chamada do Prouni está prevista para o próximo dia 20 de fevereiro. A comprovação das informações desta etapa deverá ocorrer entre os dias 20 e 24 de fevereiro. O candidato que quiser participar da lista de espera poderá se manifestar entre 7 e 8 de março. Para estes estudantes, a comprovação das informações deverá ocorrer entre os dias 13 e 14 de março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]