• Carregando...
Departamento de Educação Física, no Jardim Botânico | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Departamento de Educação Física, no Jardim Botânico| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O movimento Ocupa UFPR, dos estudantes da Universidade Federal do Paraná, anunciou nesta sexta-feira (28) a tomada de mais dois prédios públicos: o campus de Artes, no Batel, e o prédio de Saúde II, no Setor de Ciências da Saúde, no Alto da Glória.

Agora, chega a cinco o número de locais ocupados: já estavam lotados os prédios Dom Pedro I e Dom Pedro II, no Centro, e do Departamento de Educação Física, no Jardim Botânico.

A adesão à greve já atinge 11 cursos de graduação: Pedagogia, Filosofia, Turismo, Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Terapia Ocupacional, Produção Cênica, Educação Física, Música e Artes Visuais. A sede do Litoral, que engloba 14 cursos, chegou a ser ocupada, mas os alunos aprovaram apenas uma greve por tempo indeterminado.

Justiça de Araucária decide que pais poderão ser indiciados por menores de 18 anos nas ocupações

Leia a matéria completa

Como esta sexta-feira (28) é marcada pelo Dia do Servidor Público, e as atividades nos Câmpus Politécnico e nos prédios de Ciências Sociais Aplicadas e Agrárias estão suspensas porque os locais foram cedidos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o dia a dia administrativo da instituição não foi afetado.

Na quarta-feira (26), alguns alunos da UFPR deliberaram por uma greve por tempo indeterminado contra a PEC 241, que estabelece um limite para os gastos público, e a MP da “reforma do ensino médio”, em desagravo aos alunos secundaristas.

Nota oficial

Na manhã desta quinta-feira (27), a UFPR divulgou uma nota oficial sobre as ocupações. Veja a íntegra:

“A Reitoria da UFPR vem a público para registrar que entende como legítima toda a forma de manifestação pacífica, que não prejudique os direitos de terceiros.

O movimento que hoje ocupa alguns dos prédios didáticos da UFPR tem demonstrado respeito e não tem impedido o funcionamento das atividades administrativas vitais, responsáveis pelo cumprimento de obrigações como: pagamento a prestadores de serviço, fornecedores e empresas terceirizadas, bem como bolsas acadêmicas.

Concluindo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) solicitou alguns espaços em diferentes campi da UFPR para a realização do segundo turno do pleito eleitoral municipal. Conforme comunicado publicado no site da UFPR, estes espaços ficam sob responsabilidade do TRE-PR a partir da manhã do dia 27/10 até o término das eleições.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]