• Carregando...
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é recepcionado no aeroporto de Uberaba, em Minas Gerais.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é recepcionado no aeroporto de Uberaba, em Minas Gerais.| Foto: Marlúcio Ferreira/Divulgação PL

Na estratégia de formar bases para 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve se envolver ativamente na campanha de postulantes do partido nas prefeituras, de olho nas urnas de outubro. Uma das mostras dessa articulação ocorreu durante os eventos no Triângulo Mineiro, na última semana, com a presença de Bolsonaro.

Uberlândia e Uberaba são, respectivamente, a segunda e sétima maiores cidades de Minas, sendo dois importantes municípios da região do Triângulo Mineiro, que abriga duas universidades federais e um instituto federal, grandes centros médicos e comerciais que apoiam cidades menores no entorno. Além da forte ligação com o agronegócio, Uberlândia é um polo de tecnologia, indústria e logística. Uberaba também se destaca no desenvolvimento de genética de bovinos.

Além dos pré-candidatos à prefeitura de Uberaba, Samir Cecílio, e Uberlândia, deputado Cristiano Caporezzo, acompanharam Bolsonaro nas visitas a Minas a deputada estadual Delegada Sheila; a presidente do PL Uberaba e vice-presidente estadual do PL Mulher, Ellen Miziara; os deputados federais Maurício do Vôlei, Domingos Sávio (que é presidente estadual do PL-MG), Cabo Junio Amaral (pré-candidato à prefeitura de Contagem) e o ex-deputado Charlles Evangelista (pré-candidato pelo município de Juiz de Fora).

Em uma região mais conservadora dentro de Minas Gerais e de forte vínculo com o agronegócio, as principais cidades do Triângulo Mineiro deram vitória para Bolsonaro no primeiro e segundo turnos em 2022.

No município de Uberaba, Bolsonaro venceu com 54% dos votos válidos, enquanto em Uberlândia o ex-presidente liderou com 53,1%. As duas cidades somam mais de 1 milhão de habitantes e em 2022 tinham mais de 750 mil eleitores, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mineiro.

O ex-presidente desembarcou em Uberaba na última terça-feira (2) para manifestar apoio ao pré-candidato Samir Cecílio. Bolsonaro almoçou com apoiadores e seguiu com comitiva para o Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, onde recebeu o título de sócio honorário da entidade. “O sindicato teve a coragem de apoiá-lo abertamente e a honra, hoje, de ele ter aceitado o título de associado honorário da nossa entidade. Nas eleições municipais precisamos fortalecer a direita e aqueles que acreditam no trabalho, na família, no direito de propriedade, na liberdade econômica, para que a gente possa dar um primeiro passo para colocar nosso país no rumo correto novamente”, afirmou o presidente do sindicato, Marco Túlio Prata.

O principal evento do dia aconteceu no Centro de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu (ABCZ). O local recebeu, segundo os organizadores, cerca de 1,5 mil pessoas para o anúncio oficial da pré-candidatura de Samir Cecílio à prefeitura. Samir é empresário e presidiu por dois mandatos a associação comercial da cidade, além de ter sido secretário municipal de Habitação. No ano de 2012 foi eleito vereador com 7.883 votos, que se mantém como a maior votação da história da cidade.

“A visita do presidente Bolsonaro aqui foi histórica, mostra a força que ele tem nas ruas, que a popularidade dele não só se mantém como vem aumentando, e eu tenho certeza de que isso será um divisor de águas na política de Uberaba”, disse a vice-presidente estadual do PL Mulher.

Sobre a pré-candidatura de Samir, a presidente do PL local reforçou que o empresário é um nome fácil de ser trabalhado, pelo histórico positivo que ele acumulou na cidade. “É um nome muito leve e tranquilo de a gente falar exatamente porque ele já não tinha rejeição antes pelo currículo dele. Com o apoio fortalecido, não só do presidente Bolsonaro mas de toda a base do PL Minas, é um reforço de peso em qualquer campanha”, afirmou Ellen, que considera a capacidade de Bolsonaro de “arrastar multidões” como um diferencial na política local de Minas.

Polarização nunca foi tão forte em uma eleição municipal, avalia pré-candidato

Sobre a polarização, Cecílio pontuou que este pode ser o trunfo das eleições deste ano. "As eleições municipais desse ano serão as primeiras na história do país, pelo menos num período mais recente, com uma carga ideológica muito forte. Em eleições municipais isso nunca acontecia. Eram arranjos nos quais, por interesses locais e momentâneos, partidos opostos se uniam com objetivo de vencer a eleição", comparou ele.

"Desta vez o eleitor, antes de votar, já vai ter definido seu lado ideológico, depois vai se preocupar com candidato. Principalmente em relação à direita, é a primeira vez nos temos um partido que abraçou as pautas e as adotou como norte, que é o que o PL fez com o decálogo", avaliou o pré-candidato, referindo-se à carta com 10 princípios de cunho conservador que a sigla assimilou após a entrada de Bolsonaro e que devem orientar aqueles que optarem pela legenda para disputar as eleições. "O grande prejudicado, será o candidato ‘nem-nem’, o que fica indefinido", acrescentou o empresário.

Bolsonaro visitou feira agropecuária em Uberlândia

Durante a passagem por Minas na última semana, Bolsonaro foi até uma feira agropecuária em Uberlância e, segundo informações da organização do evento, a visita precisou ser encurtada em razão da quantidade de pessoas que se aglomerou para acompanhar o ex-presidente. Na sequência, ele almoçou com apoiadores e lideranças locais, reuniu-se com representantes do Sindicato Rural da cidade e seguiu para o evento de pré-lançamento da campanha de Cristiano Caporezzo, em um centro de eventos lotado com 2 mil pessoas.

“Eu não existiria politicamente se não fosse por causa dele. A minha vida na política mudou depois que eu o conheci e eu sou muito grato por isso, porque ele despertou o verdadeiro sentimento de patriotismo na população brasileira e isso reverbera na nossa cidade”, disse Caporezzo.

Ao ser questionado sobre a força da esquerda em Uberlândia, que deve lançar a deputada federal Dandara Tonantzin (PT) à prefeitura, Caporezzo demonstra confiança, considerando o cenário polarizado e o resultado das últimas eleições presidenciais na cidade. “Uberlândia é uma cidade conservadora.Eu vejo que Uberlândia tem um potencial de continuar à direita nessas próximas eleições”, respondeu ele. Antes do atual prefeito Odelmo Leão (Progressistas), a cidade foi governada pelo petista Gilmar Machado, que também foi deputado federal.

Nos disrcursos proferidos em Minas, Bolsonaro sugeriu aos colegas de partido que disputarão as eleições municipais que, eleitos, escolham um secretariado técnico. “Fiz uma coisa (na presidência) que poucos prefeitos fazem: escolher meu ministério convidando pessoas que tenham competência para aquela função. Quando você fala do agro, a Tereza Cristina (ex-ministra da Agricultura) era competente, mas teve liberdade de trabalhar”.

Bolsonaro também criticou as declarações do presidente Lula (PT) contra Israel, classificando o que foi dito como “barbaridade”. E ainda falou do cenário internacional, demonstrando que torce para o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. “Ele tem como ajudar muito o Brasil com uma possível eleição dele. A Argentina agora está com Milei, Uruguai e Paraguai estão com a direita e nós aqui somos a maioria”, pontuou.

Prefeita de Uberaba não conseguiu agenda com Bolsonaro

Demonstrando o caráter político da agenda, ficou nítida a diferença de tratamento da equipe de Bolsonaro entre os prefeitos de Uberaba e Uberlândia. Enquanto Odelmo Leão (PP) - que tem um grande histórico junto ao agronegócio e está em um partido que negocia alianças com o PL em diversas cidades de Minas Gerais - esteve com Bolsonaro no Sindicato Rural de Uberlândia, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, tentou, sem sucesso, uma agenda com o ex-presidente.

Elisa tentará a reeleição e foi convidada a se filiar ao PL, mas optou pelo PSD, partido que tem como principal liderança no estado o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e aliado de Lula. Fontes ligadas à equipe organizadora do evento em Uberaba afirmaram que Elisa tentou diversas formas se encontrar com Bolsonaro, chegando a pedir para estar no aeroporto, mas ela teria sido vetada pela segurança e informada que o foco do presidente era lançar Samir Cecílio como candidato na cidade.

A delimitação de territórios que reforça a disputa parece ser um trunfo. O presidente do PL em Minas, deputado federal Domingos Sávio, vê como positiva a polarização política e a ideologização do debate nas eleições municipais. “Felizmente, as pessoas estão acordando (para o fato) de que a política não é simplesmente resolver um buraco na rua ou fazer uma determinada obra. A política tem também que ter clareza com relação ao lado que a pessoa assume enquanto líder, com relação a determinados princípios. Não se pode eleger um prefeito que está prometendo um monte de obra ali na sua rua e depois vai permitir que as suas crianças sofram a influência da ideologia de gênero na escola ou permitir que o MST venha para o seu município invadir as propriedades porque ele relativiza o direito de propriedade”, elencou.

Sávio afirma também que a visita de Bolsonaro às cidades para apoiar candidatos do PL demonstra sua força política, mesmo com o status de inelegível após decisão do TSE. “Bolsonaro está trabalhando e tem pessoas que estão assustadas, porque ele não para um dia. É como se fosse algumas pessoas fosse: 'ele está em campanha para presidente?' Não, ele está em campanha para que aqueles ideais que representa possam se espalhar pelo Brasil. Isso é muito sério, então eu, como presidente estadual do PL, abracei essa causa e nós não vamos andar o estado inteiro”.

Na mesma linha, o deputado Cabo Junio Amaral, pré-candidato à prefeitura de Contagem, reforça a ideia de que a figura de Bolsonaro influenciará nas urnas. “É histórico. Um presidente que não venceu as eleições, mas é recebido dessa maneira, com ar de salvador da pátria. Ele mesmo recusa esse título, mas tornou-se uma referência”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]